sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Serviço Florestal apoia a formação de jovens pesquisadores

19/08/2011
Cerimônia nesta sexta-feira, 19, marcará encerramento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica 2010/2011

        
         O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) promove nesta sexta-feira, 19, o  I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), em que serão divulgados os resultados das pesquisas realizadas por estudantes universitários na instituição.

         Os três alunos que integraram o Programa - dois do curso de Engenharia Florestal e um de Química - desenvolveram estudos nas áreas de confecção de chapas de madeira com material reciclável, identificação de espécies madeireiras ameaçadas de extinção e durabilidade de madeira a fungos. As atividades ocorreram no Laboratório de Produtos Florestais (LPF) do SFB, que viabiliza soluções tecnológicas para o crescimento sustentável da atividade florestal.

         Eles apresentarão o relatório da pesquisa desenvolvida durante o período da bolsa, que é de um ano e ocorreu entre o agosto de 2010 e julho de 2011, e serão  avaliados por uma comissão de três professores convidados da Universidade de Brasília (UnB).

         INCENTIVO - Responsável pela área de Produtos Florestais do LPF, Divino Teixeira, diz que os bolsistas auxiliam a gerar conhecimento e que são tratados como os demais membros da equipe. "Analisamos em que parte o aluno pode ajudar e fazemos um plano de trabalho que deve ser cumprido durante a bolsa", diz.

         Para que a oportunidade seja aproveitada ao máximo, Teixeira diz que o universitário tem liberdade para criação e propor idéias de pesquisa, sempre sob supervisão. O aluno também é envolvido em várias etapas do estudo para ter a noção global da investigação científica.

         A bolsista Iara Martins, que trabalhou com o pesquisador, participou da trituração, confecção e dos testes de resistência com chapas de madeira e embalagens tetra pak. Também avaliou e comparou os resultados. Iara, que é graduanda de Engenharia Florestal diz que levará ensinamentos para a sua carreira e adiciona "Foi trabalhoso, mas gostei muito. O Pibic aumenta a responsabilidade e compromisso com o trabalho".

         ESTÍMULO - A chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento do LPF, Márcia Helena Marques, diz que a presença dos bolsistas, além de ser produtiva para o desenvolvimento dos projetos, motiva os doutores e mestres que conduzem essas atividades. "É estimulante para os pesquisadores passar um pouco da sua experiência", diz.
        
         Além de Iara Martins, integraram o Pibic 2010/2011 o aluno do curso de Química João Victor Santiago da Silva e a estudante de Engenharia Florestal Rébla Gonçalves Vasconcelos, todos da UnB. Os dois últimos atuaram nas áreas de Química da Madeira e Anatomia e foram orientados, respectivamente, pelas pesquisadoras Esmeralda Yoshico e Vera Rauber Coradin.

         O Laboratório de Produtos Florestais (LPF) recebe estudantes para fazer Pibic desde 2003. Com o encerramento das bolsas de 2010/2011, o número de universitários orientados pelos pesquisadores chega a cerca de 100. Outros três estudantes já foram selecionados para o Pibic 2011/2012 e iniciam este mês suas atividades.

         Segundo a Diretora de Pesquisa e Informação do Serviço Florestal, Claudia Azevedo-Ramos, a característica ímpar do LPF na região proporciona uma grande oportunidade de aprendizado para estudantes e, portanto, seria importante que o número de bolsas fosse ampliado para que esse potencial fosse melhor aproveitado. 

         O Pibic foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) com o objetivo de despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os jovens universitários por meio da concessão de bolsas que permitem sua participação no desenvolvimento de atividades em projetos de pesquisa.

         Mais de 270 instituições, entre elas o Serviço Florestal, participam do Programa, que tem entre seus parceiros universidades, centros de pesquisa, fundações, institutos e museus.

SERVIÇO
I Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq)
Quando: sexta-feira, 19 de agosto
Que horas: 15h
Onde: auditório do Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (Cenaflor/SFB), Av. L4 Norte, Trecho 2
Informações: (61) 2028-7130/ 7293

Nenhum comentário:

Postar um comentário