quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Municípios se prearam para trocar resíduos sólidos por descontos na conta de luz



A Semarh marcou presença no lançamento do Programa Ecodesconto Celg, na manhã desta terça-feira, dia 9 de agosto, no auditório da empresa, em Goiânia. Iniciativa inédita em Goiás, o Ecodesconto troca lixo reciclável por descontos na conta de luz. O processo é simples e rápido: qualquer cidadão pode levar seu lixo reciclável a um posto de coleta credenciado, fazer a pesagem, e trocar por créditos relativos ao valor do lixo trocado. Esses créditos serão descontados na conta de luz, ou, caso prefira, o cidadão pode doar este valor a instituições sociais credenciadas. O lixo também pode ser trocado em veículos que farão a coleta nas cidades, facilitando o processo de troca.

Goianira é a primeira cidade a oferecer estrutura para o Ecodesconto. O prefeito Carlos Alberto Oliveira convoca toda a população a participar. “As cidades da região Metropolitana de Goiânia têm seríssimos problemas com o descarte do lixo. Esperamos que várias famílias tenham descontos de até 100% nas suas contas de luz”, diz.

Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Vilela, “cabe a cada instituição social fazer sua parte. Este projeto capitaneado pela Celg serve de exemplo para todo o Brasil”. O secretário destacou ainda o processo de transformação do lixo orgânico em energia elétrica, que está sendo implementado no município de Mineiros. “É possível desenvolver com sustentabilidade”, resume.

Para o presidente da Celg e vice-governador de Goiás, José Eliton, o Ecodesconto retoma o objetivo da empresa em estar mais presente na vida da sociedade. “Ponto de equilíbrio entre meio ambiente e proteção social, o Ecodesconto atinge todas as classes sociais, seja pelo desconto na conta de energia, seja pela redução do lixo a ser jogado nas ruas e acumulado nos aterros”, declara. José Eliton anunciou ainda que pequenos municípios terão um bônus de 10% no desconto da conta de luz. Desta forma, o cidadão que recolher, separar seu lixo e trocá-lo no posto de coleta, ganhará mais este desconto por ter realizado um serviço sócioambiental.

O governador Marconi Perillo também compareceu ao lançamento do Programa, e focou nos resultados que a Celg tem obtido nos últimos meses. “A Celg deixou as páginas negativas dos jornais e começou a trabalhar com resultados, parcerias e programas de interesse público”, resume. A Celg tem que investir 0,5% de sua receita em projetos de alcance social.

Informações: Brenno Sarques

Nenhum comentário:

Postar um comentário