quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (parte II)

 
CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 3.º O Conselho Consultivo do PNCV será integrado pelo (a) Chefe da unidade de conservação, que o presidirá, contanto com representantes do poder publico e da sociedade civil organizada, conforme Portaria a ser publicada.
Art. 4.o A inclusão e/ou substituição das instituições participantes do Conselho Consultivo do PNCV se dará por auto-motivação ou deliberação do Conselho Consultivo
         § 1º A troca de representantes da mesma instituição ocorrerá por meio de oficio comunicando a secretaria executiva.
          § 2 o  Qualquer membro do Conselho Consultivo do PNCV que venha a ser candidato a cargo eletivo, será substituído por um dos seus suplentes, conforme estabelecido na legislação eleitoral.


Seção I
Dos Membros do Conselho
Art. 5.º Compete aos membros do Conselho Consultivo:
I – Comparecer às reuniões;
II – Debater e deliberar sobre as matérias submetidas ao plenário;
III – Propor matérias para a ordem do dia;
IV – Requerer informações, providências e esclarecimentos da Presidência;
V – Apresentar relatórios e pareceres, dentro dos prazos previamente acordados;
VI – Participar dos Grupos de Trabalhos, de Câmaras Técnicas, da Plenária e das demais atividades do Conselho;
VII – Propor temas e assuntos à deliberação e ação do Plenário;
VIII – Fornecer suporte e assessoramento à Presidência, ao Plenário e aos Grupos Trabalho e/ou Câmaras Técnicas;
IX - Presidir, quando eleito, os trabalhos dos Grupos de Trabalho e/ou Câmaras Técnicas e coordenar, quando indicado;
X - Propor questões de ordem nas reuniões plenárias;
XI - Solicitar a verificação de quorum;
XII - Observar em suas manifestações as regras básicas da convivência e do decoro.

De olho no futuro


LUCIENE DE ASSIS

Será realizada em Brasília, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), nesta terça-feira (03/12), a sequência da oficina interministerial destinada a elaborar o Plano de Ação Governamental para Biodiversidade para a próxima década. Nesta segunda reunião serão indicadas as ações (orçamentárias ou não) do Plano Plurianual 2012-2015 relacionadas às causas de perda da biodiversidade apontadas pelos diferentes ministérios, bem como outras ações ou atividades em desenvolvimento em cada ministério e que guardem relação com as causas de perda de biodiversidade.

Leia na Integra:

Pesquisa em agrobiodiversidade


SOPHIA GEBRIM

Promover o debate de pesquisas em agrobiodiversidade e agroecologia é o objetivo da Reunião Técnica sobre Agrobiodiversidade, realizada terça e quarta-feira (04 e 05/12), no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Participam das discussões pesquisadores da empresa, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), instituições de pesquisa e universidades. A agrobiodiversidade e a agroecologia são conceitos que refletem o uso do solo com a biodiversidade das populações locais e relação sustentável com o meio ambiente, respectivamente.


Leia na Integra:


Doha: por um esforço global


LUCAS TOLENTINO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reforçou, nesta quarta-feira, a importância de um comprometimento mundial com a redução das emissões de gases de efeito estufa.  Em pronunciamento no plenário da 18ª Conferência das Partes (COP 18) da Organização das Nações Unidas, em Doha, no Qatar, a ministra defendeu a adoção do segundo período do Protocolo de Kyoto como forma de “garantir um regime sólido de mudança do clima”.

Leia na Integra:

Codia define pautas para os próximos anos

Entre 20 e 23 de novembro ocorreu em Foz do Iguaçu a XIII Conferência de Diretores Ibero-americanos de Água (Codia). Na ocasião os diretores ibero-americanos de 17 dos 22 países integrantes da Conferência assinaram um documento final que possui seis conclusões aprovadas durante o encontro. A primeira delas estabelece o prazo até 2013 para a formulação de um plano estratégico de indicadores de desempenho contendo cenários orçamentários, o qual será realizado pela Secretaria Técnica Permanente da Codia (STP-Codia)  e prevê consulta a todos os países envolvidos.

Leia na Integra:

Prêmio ANA 2012 revela vencedores

Agência Nacional de Águas reconhece melhores práticas em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A partir das 19h30 desta quarta-feira, 5 de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas  (ANA) divulgará os vencedores do Prêmio ANA 2012. O evento reconhece iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os trabalhos inscritos também apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.