segunda-feira, 26 de março de 2012

Semarh lança cartilha de Educação Ambiental

Goiás passa a ter uma nova ferramenta em favor da educação e conscientização ambiental. Foi lançada hoje, em evento no auditório Jaime Câmara, no nono andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, a Cartilha Ambiental. A novidade é resultado de uma parceria da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) com o Instituto Ambiental Brasil e representantes do Setor Privado. A intenção é distribuí-la em escolas, entidades e órgãos públicos dos municípios goianos.

Leia na Integra:

Programa de cadastro de irrigantes e atlas contra inundações estão entre as novidades

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realiza uma reunião em comemoração ao Dia Mundial da Água, onde apresenta uma série de ações voltadas para a conservação da qualidade da água em Goiás. A reunião será às 15 horas da segunda-feira, dia 26 de Março de 2012, no Auditório Mauro Borges, Subsolo do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Praça Cívica – Centro.

Leia na Integra:

Brasil amplia agenda de recursos hídricos

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou nessa quinta-feira (22/03), em Brasília, das comemorações do Dia Internacional da Água, que teve entre as discuções o tema segurança alimentar. Promovida pela Agencia Nacional de Águas (ANA) a cerimônia contou com participação da  Organização do Tratado da Amazônia (OTCA) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo ela, o governo brasileiro está trabalhando na elaboração de uma agenda de recursos hídricos mais complexa, inclusive, do que as propostas elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o setor.

Leia na Integra:

Fórum Global pede recursos para projetos

Mariana Branco
Os países participantes do Fórum Global de Desenvolvimento Humano, que terminou nesta sexta-feira (23/03) em Istambul, na Turquia, emitiram declaração defendendo o desenvolvimento com inclusão e respeito aos direitos humanos e ao meio ambiente. O documento destaca a necessidade de levantar recursos para financiar soluções que promovam o crescimento sustentável e ajudem no enfrentamento de problemas ambientais e sociais.

Leia na Integra:

Ministra destaca papel do Conama

Sophia Gebrim 
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou nesta quinta-feira (22/03) da 105ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), na sede do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília. Para ela, o Conselho é um ator estratégico nos debates democráticos e legítimos na política ambiental no Brasil. "É importante ressaltar o papel central do Conama no processo de restruturação e fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente", disse.

Leia na Integra:

Sociedade civil terá voz na Rio+20

Camilla Valadares
Representantes do governo, empresariado e sociedade civil participaram, na manhã desta quarta-feira (21/03) do terceiro debate temático promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. "Nossa ambição é que esta seja a conferência das Nações Unidas com maior participação da sociedade civil", afirmou o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, durante a abertura do evento. O ministro destacou, ainda, que a presidenta Dilma Rousseff tem se envolvido pessoalmente nos preparativos do evento.

Leia na Integra:

Agenda da Ministra

26/03/2012
10h
Despachos internos

14h30 às 16h30
Visita da oceanógrafa Dra. Sylvia Earle 
17h às 18h30
Solenidade do 90º aniversário do PCdoB no Senado Federal


ICMBio realiza oficina para elaboração do Guia de PAN

Entre os dias 12 e 16 de março de 2012, foi realizada, na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade  (ICMBio) em Brasília, a Oficina de Construção Participativa do Guia de Planejamento e do Roteiro de Monitoria e Avaliação de Planos de Ação Nacionais para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – PAN.

Leia na Integra:

PNUD e MMA promovem contratação de consultoria especializada para a Rio+20

O PNUD publicou, no último dia 11/03, no Jornal de Brasília e no Jornal O Globo, o edital para a contratação de consultoria para realizar "Relatórios de Recomendações Setoriais para a Rio+20", a serem elaborados por meio de consultas a atores representativos da sociedade, em subsídio à participação brasileira na Rio+20.

Leia na Integra:

Operação Malha Verde combate transações ilegais no sistema DOF

O Ibama deu início hoje, em todo país, à operação Malha Verde, que tem o objetivo de coibir irregularidades na emissão e recebimento de produtos florestais no sistema de controle DOF – Documento de Origem Florestal.

Leia na Integra:
 

segunda-feira, 5 de março de 2012

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA - CHAMADA PÚBLICA SRHU/MMA Nº 01/2012 BOAS PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA
CHAMADA PÚBLICA SRHU/MMA Nº 01/2012 BOAS PRÁTICAS EM SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL URBANA

1- PÚBLICAÇÃO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO
 O Ministério do Meio Ambiente (MMA), por intermédio da  Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), divulga a  presente CHAMADA PÚBLICA, publicada no Diário Oficial da União em 1º de fevereiro de 2012.
 LINK:http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_arquivos/dou_01_02_12_chamadapublica_125.pdf>.

2 - EDITAL DA CHAMADA PÚBLICA
 A Chamada é direcionada aos municípios interessados em apresentar suas  experiências bem sucedidas e concorrer à premiação de Boas Práticas em  Sustentabilidade Ambiental Urbana, conforme condições da CHAMADA PÚBLICA.
LINK: http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_arquivos/chamada_publica_sustentabilidade_urbana_125.pdf

2.1 - DETALHAMENTO DA INICIATIVA
 O objetivo dessa iniciativa é de promover a divulgação e o intercâmbio de  experiências municipais exitosas relacionadas com a gestão ambiental  urbana, valorizando e estimulando os avanços no desenvolvimento de cidades  sustentáveis, mediante a realização de exposição, premiação e publicação de  tais experiências.
 A iniciativa constitui a segunda edição da premiação "Boas Práticas em  Gestão Ambiental Urbana – 2010.
LINK: http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=conteudo.monta&idEstrutura=125&idMenu=12459

2.2 PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS NA RIO +20.
 Realizada pela SRHU/MMA e, em especial, deverá contribuir com novas  referências para a agenda ambiental urbana do Ministério do Meio Ambiente e  para a participação dos municípios brasileiros na Rio 20<  LINK: http://hotsite.mma.gov.br/rio20/

2.3 PÚBLICO ALVO / EIXOS TEMÁTICOS
 Poderão participar da presente CHAMADA PÚBLICA  todos os municípios que compõem a República Federativa do Brasil, com  experiências efetivamente implantadas e com resultados aferíveis nos  seguintes eixos temáticos:
LINK: no link http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_arquivos/chamada_publica_sustentabilidade_urbana_125.pdf
 1) Áreas Verdes Urbanas e/ou gestão de Áreas de Preservação Permanente em  meio urbano (APP)
 2) Manejo das águas no contexto urbano
 3) Prevenção de desastres em áreas urbanas
 4) Construção sustentável
 5) Mobilidade sustentável e/ou qualidade do ar
 6) Resíduos Sólidos Urbanos
 7) Áreas contaminadas e/ou prevenção de acidentes com substâncias
 perigosas nas cidades
 8) Fortalecimento institucional, planejamento e gestão ambiental urbana

3 - PRÉ-INSCRIÇÃO
 A pré-inscrição das experiências, pelos municípios, será feita por meio do  preenchimento do preenchimento de formulário.
 Link: http://www.cnrh.gov.br/sustentabilidadeurbana.

4 - EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO
Sua efetivação ocorrerá mediante  *protocolização na SRHU/MMA, até o dia 16 de março de 2012 às 17:00 horas*,  impreterivelmente, da Declaração de Anuência da autoridade responsável pelo envio, bem como da apresentação da experiência em painéis impressos e respectivos arquivos digitais, conforme condições estabelecidas na CHAMADA PÚBLICA.
Link : http://www.mma.gov.br/estruturas/srhu_urbano/_arquivos/declaracao_anuencia_chamada_publica_125.pdf

 5 - ENTREGA DOS TÍTULOS DAS EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS
 Os títulos serão entregues aos Prefeitos dos municípios responsáveis pelas experiências selecionadas, no dia 29 de março de 2012, durante o 1º  Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável.
Link: http://www.encontrodesenvolvimento.fnp.org.br/.

6 - PUBLICAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS SELECIONADAS
 As experiências selecionadas serão publicadas pelo Ministério do Meio  Ambiente e expostas em eventos de grande divulgação pública,  preferencialmente durante a Semana do Meio Ambiente e a Conferência Rio 20.
Link: http://hotsite.mma.gov.br/rio20/

Atenciosamente,


                              Kérima Martins Parreira
               Gerente da  Central de Projetos de Captação de Recursos
                          62-3201-5723 / 62- 9977-3110
captacaoderecursos@segplan.go.gov.br;   kerima-mp@segplan.go.gov.br
                                  gecepro@segplan.go.gov.br
                            Skype:kerimamartinsparreira
             Superintendência de Central de Planejamento
SEGPLAN- Secretaria de Gestão e Planejamento - Governo de Goiás
Palácio Pedro Ludovico Teixeira - Rua 82,  Nº 7º andar, Setor Central
                 74015-908 - Goiânia - Goiás

Notícias Buscar Por 23/02/2012 Brasil será sede do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2012

O United Nations Environment Programme (Unep), programa das Nações Unidas para o meio ambiente, anunciou nesta quarta-feira (22) que o Brasil vai sediar neste ano o Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, sigla em inglês). O evento acontece em 5 de junho.

Leia na Integra:

Ministra defende sustentabilidade com erradicação da pobreza

Em pronunciamento na Comissão de Meio Ambiente do Senado, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a posição brasileira na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece em junho na cidade do Rio de Janeiro. Para ela, a crise econômica mundial não deve afetar o debate sobre a inclusão com sustentabilidade na Rio+20.

Leia na Integra:

FNMA realiza treinamento para elaboração de projetos socioambientais


Foto FNMA realiza treinamento para elaboração de projetos socioambientais
Participam da capacitação cerca de 80 pessoas de vários estados do País que tiveram propostas selecionadas na Chamada Pública em 2011.
28/02/2012
Cerca de 80 pessoas de vários estados do País participam em Brasília da capacitação promovida pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente para apoiar a elaboração de projetos socioambientais. São representantes de órgãos públicos de todas as esferas e de organizações não governamentais que tiveram suas propostas - um total de 56 - selecionadas na primeira etapa da Chamada Pública realizada em setembro de 2011.

Leia na Integra:

Agenda da Ministra

05/03/2012
10h
Reunião com o presidente do Instituto Aço BrasilSr André Gerdau
11h
Audiência com a diretoria Executiva da Fundação Grupo Boticário Maria de Lourdes Silva Nunes
11h15
Reunião com o secretário executivo da Casa Civil Gilson Bittencourt
12h
Despacho com o secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental Roberto Cavalcanti

15h às 17h30
Reunião com a ministra chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann
ASCOM

Concurso Agência Nacional das Águas(ANA) 2012 – Inscrição, Edital e Gabarito

Edital:
 
Nos próximos dias muitos candidatos estarão a espera da apresentação do edital referente a Agência Nacional das Águas, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou no dia 17 de fevereiro a realização do concurso para o preenchimento de vagas em aberto na ANA. O concurso planeja substituir profissionais terceirizados que atuam em desacordo com a legislação trabalhista, serão um total de 45 vagas para nível médio, os profissionais técnicos deveram atuar na área administrativa da instituição.
 
 

CNPT faz panorama de pesquisas sobre sociobiodiversidade

O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), acaba de apresentar um panorama das demandas de pesquisa da sociobiodiversidade em unidades de conservação federais.

Leia na Integra:

Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água terá espaço dedicado à Rio+20


Com uma delegação de aproximadamente 250 pessoas, de 50 instituições ligadas à temática da água, o Brasil vai à cidade francesa de Marselha, entre 12 e 17 de março, para sua maior participação numa edição do Fórum Mundial da Água. Esta mobilização é resultado de 18 meses de preparativos, uma vez que o Brasil também sediará em junho a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) e a Assembleia da Rede Internacional de Organismos e Bacias (RIOB) em 2013. O País também é candidato a sediar o Fórum Mundial da Água de 2018.

Estudo mostra avanços na gestão das UC federais

 Parceria entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a ONG WWF-Brasil possibilitou uma avaliação comparada da gestão nas unidades de conservação (UCs) federais com base no método Rappam (Rapid Assessment and Prioritization of Protected Area Management). Inicialmente, o método foi aplicado entre os anos de 2005 e 2006, sendo repetido em 2010. Neste último ano, abrangeu 292 unidades de conservação federais (94% das 310 atualmente existentes).

Leia na Integra:

Cnia apresenta a Biblioteca Digital do Ibama

No dia 15/2/12, o Centro Nacional de informação Ambiental (Cnia) apresentou a Biblioteca Digital do Ibama aos servidores do instituto e às bibliotecas integrantes da Rede Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Renima).
A chefe do Cnia, Jorditânea Souto, afirmou que os serviços disponibilizados pela biblioteca digital possibilitam a visualização, em texto integral, de legislações, livros, monografias, teses e artigos de revistas, além de vídeos e imagens, o que torna o acervo do centro democraticamente acessível, podendo ser consultado remotamente em qualquer parte do mundo via internet.

Leia na Integra: