segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Sociedade civil pode se inscrever para uso de espaço na Rio+20

O governo brasileiro coloca à disposição da sociedade civil locais para realização de debates, encontros, seminários, exposições, atividades culturais, entre outros eventos paralelos relacionados à conferência. Conheça os espaços

Leia na Integra:

Sociedade opina sobre plano brasileiro de investimento em florestas

Está em consulta pública até o dia 5 de março o Plano de Investimento do Brasil para o Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês). O documento contém proposta de articulação entre os Ministérios do Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia e Inovação; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e Fazenda para construir sinergias que potencializam os impactos de um conjunto de políticas setoriais voltadas à promoção do uso sustentável do Cerrado, que contribuam para a redução do desmatamento do Bioma mediante a geração e a gestão de informações florestais e o aprimoramento da gestão e manejo de áreas já antropizadas. Confira a proposta.

Leia na Integra:

CNRH inicia eleição para usuários e organizações civis de recursos hídricos

Começou o processo de indicação dos doze representantes de usuários de recursos hídricos e dos seis de organizações civis que ocuparão as vagas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) para o mandato de três anos (2012/2014). Acesse o edital.

Leia na Integra:

Diretor do MMA ressalta a participação dos movimentos sociais na Rio+20

Gerusa Barbosa

O diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Nilo Diniz, falou nesta quarta-feira (25/1) sobre os preparativos do Brasil para a Rio+20, conferência mundial sobre desenvolvimento sustentável marcada para junho deste ano no Rio de Janeiro.

Leia na Integra:

Ministra defende inclusão social e nova agenda ambiental em encontro no RS

Os avanços alcançados na agenda ambiental  brasileira desde a Rio+10 e as perspectivas para a Rio+20 foi apenas um dos temas abordados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, na manhã desta quarta-feira (25/1) durante a cerimônia de abertura do II Encontro Brasileiro de Secretários de Meio Ambiente - Articulação Política pela Sustentabilidade, que acontece até sexta-feira

Leia na Integra:

Regularização pelo Uso da Água cresce 20% em 2011


Em 2011, a ANA regularizou 1.358 usuários, entre os quais 1.103 outorgados por meio de resoluções específicas e 221 regularizados por meio de dispensa de outorga de direito pelo uso da água, por se tratarem de usos considerados insignificantes, conforme definido em Lei 9.433/97. Do total de usuários outorgados, as finalidades principais mais demandadas foram: irrigação (525), indústria (151), mineração (141), abastecimento público (120) e aquicultura (77).


Missão brasileira do Prevfogo retorna do Chile

Está prevista para hoje à meia noite, na Base Aérea de Brasília, a chegada da missão brasileira oficial que prestou apoio ao Chile nas ações de combate aos incêndios florestais que ocorreram naquele país. Segundo o noticiário chileno La Nacion, apenas até o dia 03 de janeiro deste ano já haviam sido queimados 23 mil hectares e destruídas mais de 100 casas.

Leia na Integra:

Visitação nas unidades de conservação cresceu 17 % em 2011

O número de visitantes registrados nas unidades de conservação (UC) federais em 2011 cresceu 17% em relação a 2010, ultrapassando a marca de 4,8 milhões de pessoas. O crescimento foi puxado pelos números recordes dos Parques Nacionais da Tijuca (2.274.498) e Iguaçu (1.394.187). Os outros parques nacionais com destaque são: Brasília (280.792), Serra dos Órgãos (95.568) e Ubajara (87.413).

Leia na Integra:

ICMBio lança 2º número da Revista Biodiversidade Brasileira

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou o segundo número da Revista Biodiversidade Brasileira. A edição trata dos resultados técnico-científicos da avaliação do estado de conservação de espécies e da discussão feita entre pesquisadores de diversos setores sobre assuntos críticos relacionados à conservação e o manejo do fogo em áreas protegidas.

Leia na Integra:

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Plano Nacional de Recursos Hídricos terá 22 prioridades até 2015

O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) terá 22 prioridades de 2012 a 2015. Lançado em 2006, o plano visa a fundamentar e orientar a implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e a atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Singreh).

Leia na Integra:

ONU abre credenciamento da Rio+20 para sociedade civil

A partir desta quarta-feira, 11/01, está oficialmente aberto o credenciamento de ONGs e outros grupos da sociedade civil interessados em participar da Rio+20 - Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, em junho deste ano.

Leia na Integra:

Maneiras práticas e baratas para uma vida mais sustentável

Pegada de carbono é a marca que nós deixamos no planeta, seja por nossas atitudes ou pelo nosso consumo, ou seja, tudo o que fazemos tem algum impacto. Porém, existem maneiras práticas e baratas de torná-lo cada vez menor. Acompanhe:

Leia na Integra:

Parque Terra Ronca reativa seu Conselho Consultivo

A política de participação social nas decisões ambientais se fortaleceu com a reativação do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR), no último dia 19, com a 1ª reunião do grupo. A reunião ocorreu no Auditório do Banco do Brasil, no município de São Domingos. O foco do encontro foi a posse dos conselheiros, a indicação de mais Instituições para compor o Conselho, a apresentação da proposta de Minuta da Portaria e do Regimento que institui o Conselho e a pauta da próxima reunião.

Leia na Integra:

I Conferencia Municipal de Meio Ambiente

Aconteceu terça passada (24/01/2012) a I Conferencia Municipal de Meio Ambiente de Cavalcante, a Conferencia teve o propósito de pautar políticas publicas para o Meio Ambiente, alem de escolher seis delegados para a Conferencia regional que  acontecera dia 27/01 (sexta-feira) no município.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

I Conferencia Municipal de Meio Ambiente

Unidades de conservação recebem investimento de 20 milhões de euros

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia, que já contribui para a criação e consolidação de quase 20 milhões de hectares em unidades de conservação (UCs) no bioma desde 2003, recebeu a doação de 20 milhões do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW). O dinheiro será aplicado no Fundo de Áreas Protegidas (FAP), a cargo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), executor financeiro do Arpa.

Leia na Integra:

CNPq agiliza processos de acesso a recursos da biodiversidade

A solicitação de autorização para o acesso ao patrimônio genético para fins de bioprospecção, pesquisa e exploração comercial já pode ser feita diretamente no sitio eletrônico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

Leia na Integra:

Agenda da Ministra



18/01/2012
10h
Despacho com secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Samyra Crespo
11h
Audiência com o secretário de Desenvolvimento Sustentável, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), da Presidência da República, Sérgio Lima Braga
15h
Audiência com o presidente do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (PROAM), Carlos Bocuhy
16h
Audiência com a diretora executiva de Recursos Humanos e Serviços Corporativos da Vale, Vânia Somavilla
17h
Audiência com a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia
18h
Audiência com o cineasta Bruno Barreto

Carros menos poluentes em 2012

A partir de 2012, a população das cidades brasileiras tem razão de sobra para respirar aliviada. Medidas adotadas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que começam a valer no primeiro dia do ano, devem elevar a qualidade do ar nos centros urbanos a padrões internacionais nos próximos anos

Leia na Integra:

Instrução Normativa de Imagens fica suspensa por 90 dias

Instrução Normativa publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (13), suspende pelo período de 90 dias, a IN de Imagens (nº 19, de 19 de setembro de 2011), que regulamenta  o uso de imagens de unidades de conservação federais, dos bens ambientais nestas incluídos e do seu patrimônio, bem como a elaboração de produtos, subprodutos e serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos, culturais ou da exploração de imagem de unidade de conservação.

Leia na Integra:

Cresce emissão de licenças ambientais pelo Ibama

Emissão de 624 licenças ambientais, realização de 20 audiências públicas, produção de 2.392 documentos técnicos, indeferimento de 4 pedidos de instalação de empreendimentos e devolução de 10 estudos ambientais. Esses são os números do Ibama no licenciamento em 2011.

Leia na Integra:

Termina dia 31 de janeiro consulta pública para o plano sobre biodiversidade no site do MMA

O Ministério do Meio Ambiente está com consulta pública aberta pela internet para o Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020. O documento foi preparado e discutido ao longo deste ano em reuniões presenciais com os setores empresariais, sociedade civil ambientalista, academia, governo (federal e estadual) e povos indígenas e comunidades tradicionais. A fase atual  busca obter mais contribuições da sociedade brasileira para a elaboração das metas nacionais de biodiversidade para 2020.

Leia na Integra:

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SeMA de Cavalcante se prepara para Conferencias, Municipal e Regional

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente comeca seus preparativos para sediar a I Conferencia Municipal de Meio Ambiente e a I Conferencia Regional de Meio Ambiente, as Conferencias acontecem dias 24/01/2012 e 27/01/2012 respectivamente.

Posse sedia primeira Conferência Regional de 2012

A cidade de Posse, no Norte goiano, vai sediar a primeira Conferência Regional do Meio Ambiente de 2012, no dia 20 de janeiro. Após uma pausa no fim de 2011, a Semarh volta a promover as conferências regionais, que vão culminar na 3ª Conferência Estadual, dias 1º, 2 e 3 de março, em Goiânia. A etapa de Posse é a oitava das onze edições que têm ocorrido em todas as regiões do Estado. Em 2011, as cidades de Aruanã, Ceres, Rio Verde, Iporá, Porangatu, Catalão e Itumbiara foram sedes de encontros regionais. Este ano, além de Posse, as cidades de Cavalcante, Luziânia e Goiânia também vão realizar suas conferências regionais de Meio Ambiente.

Leia na Integra:

MMA abre consulta pública para o plano sobre biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente está com consulta pública aberta pela internet para o Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020. O documento foi preparado e discutido ao longo deste ano em reuniões presenciais com os setores empresariais, sociedade civil ambientalista, academia, governo (federal e estadual) e povos indígenas e comunidades tradicionais. A fase atual  busca obter mais contribuições da sociedade brasileira para a elaboração das metas nacionais de biodiversidade para 2020.

Leia na Integra:

Estão Abertas as Inscrições para o Prêmio ANA 2012

Até 1º de junho de 2012, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai receber inscrições para a quarta edição do Prêmio ANA que, a cada dois anos, reconhece iniciativas que se destacam pela excelência e contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos do País.

Leia na Integra:

Carros menos poluentes em 2012

A partir de 2012, a população das cidades brasileiras tem razão de sobra para respirar aliviada. Medidas adotadas pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), que começam a valer no primeiro dia do ano, devem elevar a qualidade do ar nos centros urbanos a padrões internacionais nos próximos anos.

Leia na Integra:

Governo cria força para prevenção de desastres naturais

Anúncio foi feito nesta segunda pelo ministro da Integração Nacional.
Determinação é da presidente Dilma Rousseff, segundo ministro.

A presidente da República, Dilma Rousseff, determinou a criação da Força Nacional de Apoio Técnico de Emergência, grupo interministerial que atuará na prevenção de desastres naturais e reconstrução de municípios atingidos.
 

Aberta consulta para as metas nacionais de biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública para o Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020. O documento base da consulta foi preparado e discutido ao longo deste ano em reuniões presenciais com os setores empresariais, sociedade civil ambientalista, academia, governo federal e estaduais, povos indígenas e comunidades tradicionais.

Leia na Integra:

TCFA ganha regulamentação

No dia 30 de dezembro foi publicada no Diário Oficial da União, seção I, páginas 124 a 128, a Instrução Normativa Ibama nº 17, de 29 de Dezembro de 2011, que regulamenta a cobrança da Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental (TCFA). A IN 17/2011 regula o processo administrativo de apuração, determinação e constituição de créditos decorrentes da TCFA no âmbito do Ibama, do auto de infração decorrente do descumprimento das obrigações acessórias daí decorrentes e relativas ao Cadastro Técnico Federal (CTF) e o parcelamento desses valores quando ainda não inscritos em dívida ativa.

Leia na Integra:

Ibama realizará reintegração de grupo de macacos guaribas na natureza em Goiás

O Centro de Triagens de Animais Silvestres do Ibama em Goiás (Cetas/GO) realizará experimento pioneiro em Goiás, ou seja, a reintegração na natureza de um grupo social de macacos-guariba (Alouata caraya), em Aragoiânia/GO (Fazenda Cachoeirinha), às 09h, no sábado, dia 07 de janeiro de 2012.

Leia na Integra:

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Bugio-marrom - Alouatta guariba guariba

É um primata endêmico da Mata Atlântica.
A espécie é folívora, vivendo em grupos de 3 a 8 indivíduos. A maior extensão da distribuição é ocupada pela floresta ombrófila densa e pela floresta estacional semidecidual.
A distribuição altitudinal deste táxon varia desde o nível do mar até cerca de 700 m. (MACHADO et al., 2008)

Leia Mais:

Posse sedia primeira Conferência Regional de 2012

A cidade de Posse, no Norte goiano, vai sediar a primeira Conferência Regional do Meio Ambiente de 2012, no dia 20 de janeiro. Após uma pausa no fim de 2011, a Semarh volta a promover as conferências regionais, que vão culminar na 3ª Conferência Estadual, dias 1º, 2 e 3 de março, em Goiânia. A etapa de Posse é a oitava das onze edições que têm ocorrido em todas as regiões do Estado. Em 2011, as cidades de Aruanã, Ceres, Rio Verde, Iporá, Porangatu, Catalão e Itumbiara foram sedes de encontros ...

Leia na Integra:

População adere ao Disque-Denúncia ambiental

Telefone tem sido cada vez mais usado para denunciar crimes em todo o Estado

 Desde que foi implementado em março deste ano, o disque-denúncia da Secretaria de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos tem recebido diversas denúncias de crimes ambientais, como de desmatamento, extração de areia, pesca predatória, entre outros. A Semarh tem recebido em média 64 denúncias de crimes ambientais por mês. Os meses com menor número de denúncias registradas neste ano foram março/abril com 22 e o maior foi o mês foi agosto, com 87 denúncias.

Agência promove debate sobre gestão integrada

Em 2012, a cidade francesa de Marselha sediará o 6º Fórum Mundial da Água. Para a ocasião, o Fórum de Águas das Américas, do qual a Agência Nacional de Águas (ANA) faz parte, identificou seis temas prioritários para apresentar na França. Um deles é a “Boa Governança para a Gestão Integrada dos Recursos Hídricos”, que no Brasil está sendo coordenado pela Agência.
 

Ibama apresenta escopo do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente 2011


Dando prosseguimento à elaboração do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA Brasil 2011), a Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua), do Ibama, apresenta o escopo do relatório, o qual consolida os esforços para a delimitação do conteúdo temático a ser abordado em sua redação.


Leia Mais:

Aberta consulta para as metas nacionais de biodiversidade

O Ministério do Meio Ambiente abriu consulta pública para o Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica para 2020. O documento base da consulta foi preparado e discutido ao longo deste ano em reuniões presenciais com os setores empresariais, sociedade civil ambientalista, academia, governo federal e estaduais, povos indígenas e comunidades tradicionais.

Leia na Integra: