terça-feira, 22 de maio de 2012

Ministério do Meio Ambiente lança Fundo de Áreas Protegidas

Brasília (21/05/2012) – O Ministério do Meio Ambiente lança nesta terça-feira, 22 de maio, Dia Mundial da Biodiversidade, o Fundo de Áreas Protegidas (FAP). O evento será às 15h, no auditório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília.
O FAP é o primeiro fundo brasileiro criado para apoiar financeiramente, a longo prazo, unidades de conservação (UCs) consolidadas pelo Programa Arpa (Áreas Protegidas da Amazônia). É um fundo fiduciário, de caráter permanente, que vai investir os rendimentos do capital depositado, no valor de R$ 115 milhões, na manutenção das UCs.
O evento de lançamento do FAP contará com as presenças de autoridades do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da União Europeia, além de dirigentes e gestores do Instituto Chico Mendes, autarquia do MMA encarregada de administrar as unidades de conservação federais.
Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Vinte estados defendem veto ao Código Florestal





Secretário Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Goiás, Umberto Oliveira foi designado pelo Presidente da Associação Brasileira de Entidades Estaduais do Meio Ambiente (Abema), Hélio Gurgel, em reunião no Palácio do Planalto, no dia 19 do mês passado, a ser relator da Nota Técnica n°001/2012 dos associados sobre o Código Florestal Brasileiro.


Leia na Integra:

Corrida Rio +20 inscreve até terça

22/05/2012
Lucas Tolentino
Está chegando ao fim o prazo para as inscrições na a 1ª Corrida Verde de Brasília: DF Rumo à Rio+20. Com o ojetivo de estimular a preservação ambiental, o evento ocorrerá em 3 de junho, obedecendo as regras da Confederação Brasileira de Atletismo. A estimativa é reunir 2,5 mil participantes. As inscrições se encerram na próxima terça-feira e podem ser feitas pelo hotsite da competição.


Leia na Integra:

ICMBio forma instrutores de brigadas anti-incêndio

Brasília (21/05/2012) – Estão abertas até o próximo dia 28 as inscrições para o Curso de Formação de Instrutores de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, que capacitará instrutores responsáveis por ministrar os cursos de formação de brigadas nas unidades de conservação (UCs) em todo Brasil.

Agenda de Dirigentes

1. Ministra do Meio Ambiente - Izabella Teixeira
2. Secretário-Executivo - Francisco Gaetani
3. Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental - Samyra Crespo
4. Secretário de Biodiversidade e Florestas - Roberto Cavalcanti
5. Secretário de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável - Paulo Guilherme Cabral
6. Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental - Carlos Klink
7. Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano - Pedro Wilson Guimarães

Semarh estreita diálogo com Fórum de Secretários

Representantes do Fórum dos Secretários Municipais de Meio Ambiente de Goiás se reuniram com o secretário Umberto Oliveira na tarde desta terça-feira, dia 15 de maio, na Semarh. Esta foi a primeira reunião do grupo com o secretário, que assumiu a Pasta há pouco mais de um mês.

Leia na Integra:

Dia da Biodiversidade celebra oceanos

Sophia Gebrim
A biodiversidade marinha será celebrada este ano no Dia Internacional da Biodiversidade, comemorado na terça-feira (22/05). Como parte dos debates sobre riqueza dos mares, áreas costeiras e cuidados necessários para a preservação marinha, a Convenção sobre Diversidade Biológica da Organização das Nações Unidas (ONU) lançou on line em comemoração à data o livro "Um Oceano: muitos mundos de vida". A publicação destaca, ainda, o problema da acidez nos oceanos, o valor das reservas marinhas e o impacto humano.

Leia na Integra:

Seminário internacional discute águas subterrâneas

A cidade de Belo Horizonte será palco do Seminário Internacional Recarga Artificial de Aquífero, entre o dia 11 e 15 de junho. Organizado pela Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS) e com apoio e contribuição da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas - CTAS, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH, o evento tem como objetivo divulgar as experiências nacionais e internacionais sobre recarga artificial de aquífero e promover um fórum de debates com a participação de todos os segmentos envolvidos com a gestão das águas subterrâneas, buscando contribuir decisivamente no melhor entendimento da questão.

Leia na Integra:

Ibama participa do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

O Ibama, por meio do Núcleo de Educação Ambiental em São Paulo, participou  da sétima edição do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA) ocorrido em Salvador de 28 a 31 de maio, com a apresentação do Painel: A Experiëncia do Ibama em São Paulo no desenvolvimento do Programa Permanente de Proteção à Fauna Silvestre-P3F, pelas analistas ambientais Margarida Sturaro, Lélia Pinto e o analista ambiental Eloi Venturini. E ainda a realização do Mini-Curso: "Direito Ambiental voltado ao Fortalecimento da Participação Popular`", ministrado pela analista ambiental, Isis Morimoto.


Leia na Integra:

Edital traz regras para seleção de projetos de gestão e uso de água em edifícios públicos

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou chamamento público no Sistema de Convênios do Governo Federal - SICONV para seleção de propostas de Órgãos da Administração Pública Municipal Direta e Indireta para o desenvolvimento de ações de gestão do uso da água em edificações públicas.

Leia na Integra:

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Ibama avalia carro híbrido

Técnicos da Coordenação de Controle de Resíduos e Emissões (Corem) da Diretoria de Qualidade Ambiental (Diqua) do Ibama, que conduzem os programas de controle de emissão veicular Proconve/Promot), avaliaram veículo da Toyota do Brasil que utiliza tecnologia híbrida, qual seja, dois motores, um elétrico e outro a gasolina, gerenciado por um computador de bordo, que deixa o motorista totalmente à vontade e despreocupado com a operação do sistema.

Leia na Integra:

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (retirada de Buritiranas)

Nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (retirada de Buritiranas)

O Jardim Botânico de Inhotim que já  esta entre os maiores Bancos Genéticos de Palmeiras, desenvolve um projeto com Palmeiras Nativas do Brasil, o projeto visa a confecção de banco de sementes de Palmeiras Brasileiras, neste ínterim e com um Projeto aprovado pelo SISBIO, esteve no Município para coleta de indivíduos da especie Mauritella armata (Buritiranna), o responsável pela expedição, O Biólogo PABLO HENDRIGO A de Melo explicou que o projeto é muito louvável pois, com o avanço de novas fronteiras agrárias (soja, milho et..) o banco de sementes poderia num futuro está suprindo certos Biomas com material para replantio, quanto a quantidade nos foi explicado que esta especie não pode ser trasplantada com a retirada de um único individuo e sim através de ´Touceiras` 
A.SEMA-CVC acionou a SEMARH-GO o ICMBIO(ParNa-CV) e MP-CVC para intermediar a retirada das plantas, já que, a ausência de uma lei Municipal e a licença do ICMBIO(SISBIO) causariam uma jurisprudência. 
O Parna- CV foi acionado e emitiu um parecer ao gabinete do Promotor Julimar Silva que tanto Projeto como sua licença AMBIENTAL estavam de acordo com a LEI, desta forma  a retirada das especies foram autorizadas.


Luis Roberto Nascimento Santos
(Secretario Interino)
PS> Maiores informações:
  • SeMA-CVC: semacavalcante@gmail.com, www.cavalcantemeioambiente.blogspot.com, 62 9975 8874(Roberto)
  • Ministerio Publico(Gabinete do Promotor Público)julimar.silva@mp.go.gov.br
  • Jardim Botânico de Inhotins(pablo.hendrigo@inhotim.org.br, 31 9802 6461


Cemam discute apresentação goiana na Rio+20

Os integrantes do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemam) se reuniram na manhã de hoje, dia 9 de maio, para discutir o projeto das propostas a ser apresentado por Goiás na convenção das Nações Unidas, Rio+20, de 11 a 24 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. Foi aprovada a criação de um grupo de trabalho, composto por sete pessoas, representantes do setor produtivo, sociedade civil, poder público e organizações não governamentais (ONG’s), para fazer a análise do projeto e apresentar na próxima terça-feira, dia 15, o parecer final.

Leia na Integra:

Agenda da Ministra



09/05/2012
9h - Despachos internos

15h - Audiência com a presidenta Dilma Rousseff
Local: Palácio do Planalto

16h30 - Henrique Cavalcanti, ex-ministro do Meio Ambiente
Local: Gabinete da Ministra

17h30 - Wadih Damous, presidente da OAB/RJ
Local: Gabinete da Ministra
18h - Despachos internos

A falta de licença de pesca aumentou o número de autuações

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos apresenta o balanço das ações de fiscalização e monitoramento realizadas nos dias 27 de abril a 2 de maio, durante o feriado do Dia do Trabalho, nas unidades de conservação estaduais (UCs). A operação visava coibir a pesca predatória, combater o desmatamento e a caça nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), o que pode gerar impacto imediato nos ecossistemas dos parques.

Leia na Integra:

ANA quer gestão integrada na América do Sul

Trabalhar pela elaboração de um plano de gestão para os recursos hídricos do continente sul americano é um dos objetivos da agenda internacional da Agência Nacional de Águas. Para falar sobre isso e explicar como é feita a gestão e cooperação nas bacias hidrográficas transfronteiriças, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, compareceu hoje (25/04) à Subcomissão da Água, da Comissão de Meio Ambiente do Senado, atendendo ao requerimento do senador Sergio Souza, presidente da Subcomissão. 

Leia na Integra:

Ministra defende veto ao Código

Rafaela Ribeiro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu, nesta segunda-feira (07/05), veto "realista" ao Código Florestal aprovado no Congresso Nacional, salientando, no entanto, que é  preciso buscar alternativas para que não haja instabilidade jurídica no país. "Não tenho nenhum problema em pedir o veto, tenho problema de lidar com a realidade depois disso, garantir condições para quem produz alimentos e protege o meio ambiente com inclusão social", afirmou. "Ao vetar, é preciso pensar no que fica depois, porque os problemas socioambientais não podem ser empurrados com a barriga".

Leia na Integra:

ANA quer gestão integrada na América do Sul

Trabalhar pela elaboração de um plano de gestão para os recursos hídricos do continente sul americano é um dos objetivos da agenda internacional da Agência Nacional de Águas. Para falar sobre isso e explicar como é feita a gestão e cooperação nas bacias hidrográficas transfronteiriças, o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, compareceu hoje (25/04) à Subcomissão da Água, da Comissão de Meio Ambiente do Senado, atendendo ao requerimento do senador Sergio Souza, presidente da Subcomissão.

Leia na Integra:

Ibama recebe agradecimento do governo do Chile

O Ibama recebe do governo do Chile cerimônia de agradecimento pelo apoio e cooperação dados no combate ao incêndio florestal do Parque Nacional Torres del Paine, ocorrido entre o final do ano passado e o início deste. Além da cerimônia, serão realizadas reuniões em Santiago e Valparaíso, no Chile, e oficina de Reforço da Assistência Internacional em Incêndios Florestais. Os eventos ocorrem entre hoje e o dia 28. Representam o instituto o diretor de Proteção Ambiental, Ramiro Hofmeister, o chefe do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), Rodrigo Falleiro, e a coordenadora do Núcleo de Interagências e Queimadas do Prevfogo, Lara Steil.

Leia na Integra:

Presidente do ICMBio dá coletiva a jornalistas alemães

Elmano Augusto
elmano@icmbio.gov.br
Brasília (07/05/2012) – O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Ricardo Vizentin, concedeu, nesta segunda (7), em Brasília, entrevista coletiva a jornalistas da imprensa alemã. Entre outros assuntos, ele falou sobre as ações do ICMBio, Código Florestal e a Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável que ocorrerá em junho, no Rio de Janeiro.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Nota da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (retirada de Buritiranas)

O Jardim Botânico de Inhotim que já  esta entre os maiores Bancos Genéticos de Palmeiras, desenvolve um projeto com Palmeiras Nativas do Brasil, o projeto visa a confecção de banco de sementes de Palmeiras Brasileiras, neste ínterim e com um Projeto aprovado pelo SISBIO, esteve no Município para coleta de indivíduos da especie Mauritella armata (Buritiranna), o responsável pela expedição, O Biólogo PABLO HENDRIGO A de Melo explicou que o projeto é muito louvável pois, com o avanço de novas fronteiras agrárias (soja, milho et..) o banco de sementes poderia num futuro está suprindo certos Biomas com material para replantio, quanto a quantidade nos foi explicado que esta especie não pode ser trasplantada com a retirada de um único individuo e sim através de ´Touceiras` 
A.SEMA-CVC acionou a SEMARH-GO o ICMBIO(ParNa-CV) e MP-CVC para intermediar a retirada das plantas, já que, a ausência de uma lei Municipal e a licença do ICMBIO(SISBIO) causariam uma jurisprudência. 
O Parna- CV foi acionado e emitiu um parecer ao gabinete do Promotor Julimar Silva que tanto Projeto como sua licença AMBIENTAL estavam de acordo com a LEI, desta forma  a retirada das especies foram autorizadas.


Luis Roberto Nascimento Santos
(Secretario Interino)
PS> Maiores informações:
  • SeMA-CVC: semacavalcante@gmail.com, www.cavalcantemeioambiente.blogspot.com, 62 9975 8874(Roberto)
  • Ministerio Publico(Gabinete do Promotor Público)julimar.silva@mp.go.gov.br
  • Jardim Botânico de Inhotins(pablo.hendrigo@inhotim.org.br, 31 9802 6461

Inscrições para o Prêmio ANA entram na reta final

Falta menos de um mês para o término das inscrições para a premiação. Em 2012, há oito categorias em disputa: Ensino, Empresas, ONG, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Água e Patrimônio Cultural, Imprensa, Organismos de Bacia e Governo.

Leia na Integra:

Senado aprova acordo da Rio+20

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado aprovou, nesta quinta-feira (03/05), parecer favorável ao acordo celebrado entre o Brasil e a Organização das Nações Unidas (ONU) para a realização da conferência Rio+20, sobre desenvolvimento sustentável. A conferência, que ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, deverá reunir mais de 100 chefes de Estado e de governo no Rio de Janeiro, onde também foi celebrada, há 20 anos, a Conferência da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Rio-92.

Leia na Integra:

ONU premia ações pró meio ambiente

Luciene de Assis
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (WED, na sigla em inglês), instituído há 40 anos, em 5 de junho de 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), cinco carros de consumo eficiente de combustível, doados pela KIA, serão usados para premiar os melhores projetos do WED em cinco categorias, com base no tema "Economia verde: ela te inclui?". As comemorações, centralizadas no Rio de Janeiro, visam a sensibilizar o ser humano na luta pela preservação do meio ambiente, além de incentivar ações políticas nesse sentido, favorecendo uma forma de desenvolvimento mais justa e sustentável.

Leia na Integra:

Plano de Resíduos Sólidos reúne Governo e MP

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PRS) foi tema da reunião entre a Semarh, Secretaria das Cidades e Ministério Público, na tarde desta quarta-feira, dia 2 de maio. A questão central gira em torno dos prazos para elaboração do plano, para que possa receber recursos federais, e a mobilização dos municípios, que serão os grandes beneficiados com o plano.

Leia na Integra:

Aneel: hidrelétricas pagam R$ 194,2 milhões em compensação financeira

BRASÍLIA - As empresas responsáveis pela geração de energia por meio de usinas hidrelétricas repassaram, em abril, R$ 194,2 milhões a municípios, Estados e União pela utilização de recursos hídricos, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse valor inclui os royalties cobrados da usina de Itaipu, localizada na fronteira com o Paraguai.

Leia na Integra:

Ibama recebe agradecimento do governo do Chile

O Ibama recebe do governo do Chile cerimônia de agradecimento pelo apoio e cooperação dados no combate ao incêndio florestal do Parque Nacional Torres del Paine, ocorrido entre o final do ano passado e o início deste. Além da cerimônia, serão realizadas reuniões em Santiago e Valparaíso, no Chile, e oficina de Reforço da Assistência Internacional em Incêndios Florestais. Os eventos ocorrem entre hoje e o dia 28. Representam o instituto o diretor de Proteção Ambiental, Ramiro Hofmeister, o chefe do Centro de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo), Rodrigo Falleiro, e a coordenadora do Núcleo de Interagências e Queimadas do Prevfogo, Lara Steil.

Leia na Integra: