quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS (parte II)

 
CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 3.º O Conselho Consultivo do PNCV será integrado pelo (a) Chefe da unidade de conservação, que o presidirá, contanto com representantes do poder publico e da sociedade civil organizada, conforme Portaria a ser publicada.
Art. 4.o A inclusão e/ou substituição das instituições participantes do Conselho Consultivo do PNCV se dará por auto-motivação ou deliberação do Conselho Consultivo
         § 1º A troca de representantes da mesma instituição ocorrerá por meio de oficio comunicando a secretaria executiva.
          § 2 o  Qualquer membro do Conselho Consultivo do PNCV que venha a ser candidato a cargo eletivo, será substituído por um dos seus suplentes, conforme estabelecido na legislação eleitoral.


Seção I
Dos Membros do Conselho
Art. 5.º Compete aos membros do Conselho Consultivo:
I – Comparecer às reuniões;
II – Debater e deliberar sobre as matérias submetidas ao plenário;
III – Propor matérias para a ordem do dia;
IV – Requerer informações, providências e esclarecimentos da Presidência;
V – Apresentar relatórios e pareceres, dentro dos prazos previamente acordados;
VI – Participar dos Grupos de Trabalhos, de Câmaras Técnicas, da Plenária e das demais atividades do Conselho;
VII – Propor temas e assuntos à deliberação e ação do Plenário;
VIII – Fornecer suporte e assessoramento à Presidência, ao Plenário e aos Grupos Trabalho e/ou Câmaras Técnicas;
IX - Presidir, quando eleito, os trabalhos dos Grupos de Trabalho e/ou Câmaras Técnicas e coordenar, quando indicado;
X - Propor questões de ordem nas reuniões plenárias;
XI - Solicitar a verificação de quorum;
XII - Observar em suas manifestações as regras básicas da convivência e do decoro.

De olho no futuro


LUCIENE DE ASSIS

Será realizada em Brasília, no auditório da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), nesta terça-feira (03/12), a sequência da oficina interministerial destinada a elaborar o Plano de Ação Governamental para Biodiversidade para a próxima década. Nesta segunda reunião serão indicadas as ações (orçamentárias ou não) do Plano Plurianual 2012-2015 relacionadas às causas de perda da biodiversidade apontadas pelos diferentes ministérios, bem como outras ações ou atividades em desenvolvimento em cada ministério e que guardem relação com as causas de perda de biodiversidade.

Leia na Integra:

Pesquisa em agrobiodiversidade


SOPHIA GEBRIM

Promover o debate de pesquisas em agrobiodiversidade e agroecologia é o objetivo da Reunião Técnica sobre Agrobiodiversidade, realizada terça e quarta-feira (04 e 05/12), no auditório da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília. Participam das discussões pesquisadores da empresa, do Ministério do Meio Ambiente (MMA), instituições de pesquisa e universidades. A agrobiodiversidade e a agroecologia são conceitos que refletem o uso do solo com a biodiversidade das populações locais e relação sustentável com o meio ambiente, respectivamente.


Leia na Integra:


Doha: por um esforço global


LUCAS TOLENTINO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, reforçou, nesta quarta-feira, a importância de um comprometimento mundial com a redução das emissões de gases de efeito estufa.  Em pronunciamento no plenário da 18ª Conferência das Partes (COP 18) da Organização das Nações Unidas, em Doha, no Qatar, a ministra defendeu a adoção do segundo período do Protocolo de Kyoto como forma de “garantir um regime sólido de mudança do clima”.

Leia na Integra:

Codia define pautas para os próximos anos

Entre 20 e 23 de novembro ocorreu em Foz do Iguaçu a XIII Conferência de Diretores Ibero-americanos de Água (Codia). Na ocasião os diretores ibero-americanos de 17 dos 22 países integrantes da Conferência assinaram um documento final que possui seis conclusões aprovadas durante o encontro. A primeira delas estabelece o prazo até 2013 para a formulação de um plano estratégico de indicadores de desempenho contendo cenários orçamentários, o qual será realizado pela Secretaria Técnica Permanente da Codia (STP-Codia)  e prevê consulta a todos os países envolvidos.

Leia na Integra:

Prêmio ANA 2012 revela vencedores

Agência Nacional de Águas reconhece melhores práticas em oito categorias: Água e Patrimônio Cultural, Ensino, Empresas, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica.
A partir das 19h30 desta quarta-feira, 5 de dezembro, no teatro da Caixa Cultural de Brasília, a Agência Nacional de Águas  (ANA) divulgará os vencedores do Prêmio ANA 2012. O evento reconhece iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a gestão e o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo o combate à poluição e ao desperdício. Os trabalhos inscritos também apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida das atuais e futuras gerações.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Revitalização do Blog da SeMa (Secretaria Municipal de Meio Ambiente)

 
O Blog da SeMa-CVC (secretaria municipal de meio ambiente) esta em processo de revitalização, nesta nova etapa continuaremos com a divulgação de noticias ambientais do nosso Município, Estado e Federação, porém estaremos postando as leis ambientais que nos concernem (coma, fuma, conparque, conama, e demais.), estamos convidando a todos os parceiros a darem sugestões e contribuírem com o Blog e o bem estar do Meio Ambiente.
Grato.
Roberto Massarra.


Alencar Vieira - Secretário
61 9827 5587
62 9618 8530

alencar.smacvc@gmail.com
Roberto(Baiano) - Sub-secretário
62 9975 8874
www.cavalcantemeioambiente.blogspot.com


REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS




REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Instituído pela Portaria IBAMA Nº. 062, de 20 de junho de 2.001 e alterado pela PORTARIA N°. 071, de 25 de junho de 2012 (Publicada no Diário Oficial da União em 27/06/2012), que dispõe sobre a composição do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), criado pelo Decreto n° 49.875 de 11.01.1961 e alterado pelo Decreto n.º 70.492 de 11.05.1972 e Decreto n.º 86.596 de 17.11.1981 e S/N de 28/09/2001.

CAPÍTULO I

Natureza
Art. 1.º O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um Órgão de natureza consultiva em conformidade com a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

CAPÍTULO II

Finalidade
Art. 2.º O Conselho Consultivo tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos do PNCV, cabendo-lhe as seguintes atribuições:
          I - Formular propostas relativas à gestão do PNCV;
          II - Subsidiar o PNCV quanto às prioridades aos projetos e às metas de gestão;
          III - Participar das ações de planejamento relacionadas às demandas dos atores locais;
          IV - Opinar sobre a aplicação de recursos financeiros relativos à implementação do Plano de Manejo, consolidação de parcerias, convênios e termos de reciprocidade;
          V – Elaborar, analisar e/ou emitir parecer sobre programas e ações desenvolvidas no PNCV;
          VI - Elaborar, no primeiro trimestre de cada ano, relatório global das atividades do Conselho Consultivo;
          VII - Indicar e ajudar a estabelecer parcerias;
          VIII - Aprovar as propostas de projetos e atividades a serem implementadas pelos Grupos de Trabalho ou Câmaras Técnicas, bem como os relatórios das suas atividades;
          IX – Monitorar, apreciar, avaliar e propor sugestões sobre o Plano de Manejo;
          X – Apoiar a ampla divulgação, em especial à população local, sobre as atividades desenvolvidas no CONPARQUE;
          XI - Propor e aprovar alterações neste Regimento Interno.

Passaporte Verde

Passaporte Verde é uma campanha parte do Projeto Férias Sustentáveis, desenvolvido no âmbito da Força Tarefa Internacional para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável (FTI-DTS), coordenada pelo Governo Francês. Parte das ações do Plano de Implementação da Conferência Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento de Johannesburgo, a FTI-DTS, é uma iniciativa voluntária, da qual participaram inicialmente 20 países membros, dentre os quais o Brasil, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e de Turismo, e visa estimular mudanças globais em direção a padrões de produção e consumo sustentáveis.

Leia na Integra:

O que vc sabe sobre sustentabilidade?

Muitos estão falando, poucos estão fazendo.

Conheça nosso trabalho,

 momento ambiental

 https://go.madmimi.com/redirects/1353657714-e29281dc289de5bc81eece83b155160f-48beec6?pa=282890102513039049

 

 

 

 

 

E venha construir um futuro sustentável conosco,

PDC do IPOEMA

Venha fazer a diferença!

Políticas agroambientais em pauta

Brasil, Chile, Colômbia, México e Nicarágua discutem segurança alimentar e combate à fome.

SOPHIA GEBRIM

Avaliar políticas agroambientais de sucesso na redução da pobreza rural é o objetivo do Seminário sobre Políticas Agroambientais Brasileiras para a Segurança Alimentar e o Combate à Fome, nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), faz parte das ações do Projeto de Cooperação Técnica firmado em junho de 2012 entre o ministério e a agência internacional. O objetivo é promover estudos e trocas de experiências em países da América Latina e Caribe, representados no projeto por Brasil, Chile, Colômbia, México e Nicarágua.

Leia na Integra:

Comissão aprova política de incentivos financeiros à irrigação

Projeto, que substitui lei de 1979, beneficia agricultor ao dar descontos nas contas de energia e facilitar concessão de empréstimos

 A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou ontem o projeto de lei que institui a nova Política Nacional de Irrigação. Agora, a proposta será examinada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA).

O projeto de lei (PLS 229/95) foi proposto há 17 anos pela Comissão Especial para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco, criada no Senado para discutir políticas, programas e estratégias para o desenvolvimento da região — pobre — que margeia o Rio São Francisco na divisa entre os estados de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco.

Leia na Integra:

Aberta consulta pública para criação de 16 RPPN

Brasília (27/11/2012) – O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) publicou na segunda-feira (26), no Diário Oficial da União, aviso de consulta pública para a criação de 16 reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN). O prazo para recebimento de sugestões e contribuições é de 20 dias a partir da data da publicação do aviso.

Leia na Integra:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Regimento Interno do CONPARQUE-CV(conselho do parque nacional da chapada dos veadeiros)



REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Instituído pela Portaria IBAMA Nº. 062, de 20 de junho de 2.001 e alterado pela PORTARIA N°. 071, de 25 de junho de 2012 (Publicada no Diário Oficial da União em 27/06/2012), que dispõe sobre a composição do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), criado pelo Decreto n° 49.875 de 11.01.1961 e alterado pelo Decreto n.º 70.492 de 11.05.1972 e Decreto n.º 86.596 de 17.11.1981 e S/N de 28/09/2001.

CAPÍTULO I

Natureza
Art. 1.º O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um Órgão de natureza consultiva em conformidade com a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

CAPÍTULO II

Finalidade
Art. 2.º O Conselho Consultivo tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos do PNCV, cabendo-lhe as seguintes atribuições:
          I - Formular propostas relativas à gestão do PNCV;
          II - Subsidiar o PNCV quanto às prioridades aos projetos e às metas de gestão;
          III - Participar das ações de planejamento relacionadas às demandas dos atores locais;
          IV - Opinar sobre a aplicação de recursos financeiros relativos à implementação do Plano de Manejo, consolidação de parcerias, convênios e termos de reciprocidade;
          V – Elaborar, analisar e/ou emitir parecer sobre programas e ações desenvolvidas no PNCV;
          VI - Elaborar, no primeiro trimestre de cada ano, relatório global das atividades do Conselho Consultivo;
          VII - Indicar e ajudar a estabelecer parcerias;
          VIII - Aprovar as propostas de projetos e atividades a serem implementadas pelos Grupos de Trabalho ou Câmaras Técnicas, bem como os relatórios das suas atividades;
          IX – Monitorar, apreciar, avaliar e propor sugestões sobre o Plano de Manejo;
          X – Apoiar a ampla divulgação, em especial à população local, sobre as atividades desenvolvidas no CONPARQUE;
          XI - Propor e aprovar alterações neste Regimento Interno.

CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 3.º O Conselho Consultivo do PNCV será integrado pelo (a) Chefe da unidade de conservação, que o presidirá, contanto com representantes do poder publico e da sociedade civil organizada, conforme Portaria a ser publicada.
Art. 4.o A inclusão e/ou substituição das instituições participantes do Conselho Consultivo do PNCV se dará por auto-motivação ou deliberação do Conselho Consultivo
         § 1º A troca de representantes da mesma instituição ocorrerá por meio de oficio comunicando a secretaria executiva.
          § 2 o  Qualquer membro do Conselho Consultivo do PNCV que venha a ser candidato a cargo eletivo, será substituído por um dos seus suplentes, conforme estabelecido na legislação eleitoral.

Estudos preveem 4 corredores ecológicos no Cerrado

Dandara Santos
dandara.silva@icmbio.com
Brasília (14/09/2012) – Quatro iniciativas de implantação de corredores ecológicos estão em estudo no Cerrado, entre os 23 projetos existentes em todo o território nacional. O objetivo é ligar diferentes unidades de conservação (UCs) e auxiliar na manutenção dos processos ecossistêmicos do bioma, a fim de ajudar na conservação das espécies. As propostas se concentram nos trechos Emas-Taquari, Paranã-Pirineus, Chapada dos Veadeiros-Serra do Tombador e no Jalapão. E contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia na Integra:

Mais prazo para prêmio da A3P

Inscrições para o prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública vão até 2 de outubro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assina, nesta semana, portaria que prorroga o prazo de inscrições para o prêmio Melhores Práticas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Os órgãos municipais, estaduais e federais que quiserem participar terão até o dia 2 de outubro para inscrever os projetos. O prêmio é um reconhecimento às ações dos servidores em prol da sustentabilidade na administração pública.

Leia na Integra:

É fogo: dois mil brigadistas ligados ao Ibama já enfrentaram, só este ano, 3 mil incêndios florestais, muitos deles criminosos

Brasília  - Uma equipe de 2 mil brigadistas ligados ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), além de voluntários, atua em todo o Brasil na prevenção e combate a incêndios florestais. Com o objetivo de orientar, promover e apoiar ações de controle de queimadas, parte destes profissionais, técnicos de áreas correlatas e educadores participam, até o próximo domingo (16/09), da Exposição Prevfogo no 7º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, no Memorial de Povos Indígenas, em Brasília.

Leia na Integra:

Seminário discute o que fazer com o lixo

Um dia para discutir os desafios que o Poder Público e a sociedade enfrentam em relação à produção e destinação do lixo nas cidades. Este é o objetivo do seminário Os desafios do Lixo, promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma), do Ministério Público, na sede da entidade.


Leia na Integra:

Sai resultado da seleção de bolsistas do Probio II

Fernando da Silva Pinto
fernando.pinto@icmbio.gov.br
Brasília – A Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgou nesta terça-feira (11) o resultado da terceira chamada de seleção de bolsistas por meio do Projeto Nacional de Ações Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II).

Daee sedia Seção Brasil do Conselho Mundial de Água

Reunião definirá as principais atividades da agenda de 2013
O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) será o anfitrião da 10ª Reunião Ordinária da Seção Brasil, do Conselho Mundial da Água, no próximo dia 20 de setembro. A seção visa agregar entidades e instituições envolvidas com o tema água em todo o país, ampliando os debates sobre o tema.

Leia na Integra:

Ibama deflagra a operação Soberania Nacional de combate ao desmatamento

Sinop/MT – O Ibama está realizando  a operação Soberania Nacional, que visa ao combate do desmatamento ilegal nos estados do Pará e Mato Grosso.
Em uma das ações da operação, dentro do assentamento de Itanhangá, norte do Mato Grosso, foram detidos cinco homens por desmatamento e queimada ilegais, por impedir regeneração de vegetação nativa e descumprimento de embargo.

Leia na Integra:

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seminário discute o que fazer com o lixo

Um dia para discutir os desafios que o Poder Público e a sociedade enfrentam em relação à produção e destinação do lixo nas cidades. Este é o objetivo do seminário Os desafios do Lixo, promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma), do Ministério Público, na sede da entidade.


Leia na Integra:

Dos 69 parques nacionais, 26 estão oficialmente abertos ao turismo

Elmano Augusto
elmano.cordeiro@icmbio.gov.br

Brasília (06/09/2012) – Dos 69 parques nacionais, 26 estão abertos oficialmente à visitação, com controle de entrada e cobrança de ingresso. O campeão de visitantes é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio (veja o ranking 2011). Os demais – com exceção do Pico da Neblina (AM) e do Araguaia (TO), fechados por conta de questões jurídicas envolvendo sobreposição com terras indígenas – recebem algum fluxo de pessoas, embora em níveis diferentes de planejamento, normas e controle.

Leia na Integra:

ICMBio completa 5 anos

Ministra destaca avanços obtidos pelo órgão. Mas defende avanços na área de regularização fundiária

Luciene de Assis

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou das atividades comemorativas dos cinco anos de criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na tarde desta quarta-feira (05/09), na sede da entidade, em Brasília. A ministra enumerou alguns dos avanços alcançados no período, como o processo de criação de áreas protegidas; as discussões sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN); novas formas de fiscalizar; novas estratégias para combater incêndios florestais; a mediação de conflitos socioambientais; e a implantação dos conselhos consultivos das unidades de conservação (UCs). “Mas temos de avançar em relação à regularização fundiária, sem sombra de dúvida, e estabelecer uma estratégia de regularização das unidades federais”, salientou.

Leia na Integra:

Investimentos de acordo com a lei ambiental

Secretária de Meio Ambiente, Jacqueline Vieira participou na manhã desta sexta-feira, da solenidade de assinatura do protocolo de intenções do Governo do Estado de Goiás com a empresa E.Z.X. Agroindústria. A indústria trabalha com o chamado ciclo do milho, desde o plantio até o beneficiamento, subsidiando a fabricação de combustível e ração para animais.


Leia na Integra:

Até outubro, País terá 11 seleções de cargos federais

Concursos oferecem vagas para candidatos com níveis médio e superior. Salários são atrativos e a concorrência, elevada. Seis acontecem no mesmo dia
 
Foi dada a largada para a maratona de provas de concursos públicos. Em setembro e outubro, pelo menos 10 importantes seleções devem agitar a vida dos candidatos. Os dias decisivos já começaram com os exames para o Tribunal de Contas da União (TCU), realizados nesse domingo. Hoje, a disputa é por uma das 800 vagas de níveis médio e superior da Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (Valec). Serão 255 postos para trabalho imediato e 545 para cadastro reserva. Os salários vão de R$ 2.275,90, para os cargos intermediários, a R$ 6.100,00, para quem tem graduação.
 

“Queremos chegar a 8 milhões de visitantes/ano em 2016”

Elmano Augusto
elmano.cordeiro@icmbio.gov.br
Brasília (06/09/2012) - Até 2016, quando ocorrerão as Olimpíadas no Brasil, a visitação nos parques deve atingir o índice de 8 milhões de visitantes/ano. A previsão é da coordenadora-geral de Visitação do ICMBio, Sonia Kinker, que fala também, nessa rápida entrevista, sobre os principais desafios do setor e sobre como atrair os investimentos privado

Leia na Integra:

Estudo vai dizer quais as potencialidades de cada região do Estado

Os secretários de Estado do Meio Ambiente e de Cidades comandaram a reunião de apresentação do Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico de Goiás (ZEE). A reunião ocorreu no Auditório Jaime Câmara, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e reuniu diversas entidades parceiras no projeto. O ZEE é um convênio entre o Governo de Goiás e o Ministério do Meio Ambiente, e está contemplado no Programa de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável.

Leia na Integra:

Setembro será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma

Luciene de Assis
Sophia Gebrim

Paisagem marcada por vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca são as principais características do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil em extensão e uma das faunas e floras mais ricas do mundo. O Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta terça-feira (11/09), será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma, localizado em grande parte nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Leia na Integra:

Servidora da ANA vai compor comitê da Parceria Global pela Água (GWP)

Gisela Forattini, servidora da ANA há dois anos cedida para o Ibama, onde atua como Diretora de Licenciamento Ambiental, foi indicada para compor, por três anos, o Comitê Máximo da Parceria Global pela Água, GWP na sigla em inglês. Este comitê é composto por doze representantes de vários países e pela Presidência do GWP.

Leia na Integra: