quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Regimento Interno do CONPARQUE-CV(conselho do parque nacional da chapada dos veadeiros)



REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO CONSULTIVO DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Instituído pela Portaria IBAMA Nº. 062, de 20 de junho de 2.001 e alterado pela PORTARIA N°. 071, de 25 de junho de 2012 (Publicada no Diário Oficial da União em 27/06/2012), que dispõe sobre a composição do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV), criado pelo Decreto n° 49.875 de 11.01.1961 e alterado pelo Decreto n.º 70.492 de 11.05.1972 e Decreto n.º 86.596 de 17.11.1981 e S/N de 28/09/2001.

CAPÍTULO I

Natureza
Art. 1.º O Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um Órgão de natureza consultiva em conformidade com a Lei 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

CAPÍTULO II

Finalidade
Art. 2.º O Conselho Consultivo tem por finalidade contribuir para a efetiva implantação e cumprimento dos objetivos do PNCV, cabendo-lhe as seguintes atribuições:
          I - Formular propostas relativas à gestão do PNCV;
          II - Subsidiar o PNCV quanto às prioridades aos projetos e às metas de gestão;
          III - Participar das ações de planejamento relacionadas às demandas dos atores locais;
          IV - Opinar sobre a aplicação de recursos financeiros relativos à implementação do Plano de Manejo, consolidação de parcerias, convênios e termos de reciprocidade;
          V – Elaborar, analisar e/ou emitir parecer sobre programas e ações desenvolvidas no PNCV;
          VI - Elaborar, no primeiro trimestre de cada ano, relatório global das atividades do Conselho Consultivo;
          VII - Indicar e ajudar a estabelecer parcerias;
          VIII - Aprovar as propostas de projetos e atividades a serem implementadas pelos Grupos de Trabalho ou Câmaras Técnicas, bem como os relatórios das suas atividades;
          IX – Monitorar, apreciar, avaliar e propor sugestões sobre o Plano de Manejo;
          X – Apoiar a ampla divulgação, em especial à população local, sobre as atividades desenvolvidas no CONPARQUE;
          XI - Propor e aprovar alterações neste Regimento Interno.

CAPÍTULO III

COMPOSIÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 3.º O Conselho Consultivo do PNCV será integrado pelo (a) Chefe da unidade de conservação, que o presidirá, contanto com representantes do poder publico e da sociedade civil organizada, conforme Portaria a ser publicada.
Art. 4.o A inclusão e/ou substituição das instituições participantes do Conselho Consultivo do PNCV se dará por auto-motivação ou deliberação do Conselho Consultivo
         § 1º A troca de representantes da mesma instituição ocorrerá por meio de oficio comunicando a secretaria executiva.
          § 2 o  Qualquer membro do Conselho Consultivo do PNCV que venha a ser candidato a cargo eletivo, será substituído por um dos seus suplentes, conforme estabelecido na legislação eleitoral.

Estudos preveem 4 corredores ecológicos no Cerrado

Dandara Santos
dandara.silva@icmbio.com
Brasília (14/09/2012) – Quatro iniciativas de implantação de corredores ecológicos estão em estudo no Cerrado, entre os 23 projetos existentes em todo o território nacional. O objetivo é ligar diferentes unidades de conservação (UCs) e auxiliar na manutenção dos processos ecossistêmicos do bioma, a fim de ajudar na conservação das espécies. As propostas se concentram nos trechos Emas-Taquari, Paranã-Pirineus, Chapada dos Veadeiros-Serra do Tombador e no Jalapão. E contam com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Leia na Integra:

Mais prazo para prêmio da A3P

Inscrições para o prêmio Melhores Práticas da Agenda Ambiental na Administração Pública vão até 2 de outubro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, assina, nesta semana, portaria que prorroga o prazo de inscrições para o prêmio Melhores Práticas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Os órgãos municipais, estaduais e federais que quiserem participar terão até o dia 2 de outubro para inscrever os projetos. O prêmio é um reconhecimento às ações dos servidores em prol da sustentabilidade na administração pública.

Leia na Integra:

É fogo: dois mil brigadistas ligados ao Ibama já enfrentaram, só este ano, 3 mil incêndios florestais, muitos deles criminosos

Brasília  - Uma equipe de 2 mil brigadistas ligados ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), além de voluntários, atua em todo o Brasil na prevenção e combate a incêndios florestais. Com o objetivo de orientar, promover e apoiar ações de controle de queimadas, parte destes profissionais, técnicos de áreas correlatas e educadores participam, até o próximo domingo (16/09), da Exposição Prevfogo no 7º Encontro e Feira dos Povos do Cerrado, no Memorial de Povos Indígenas, em Brasília.

Leia na Integra:

Seminário discute o que fazer com o lixo

Um dia para discutir os desafios que o Poder Público e a sociedade enfrentam em relação à produção e destinação do lixo nas cidades. Este é o objetivo do seminário Os desafios do Lixo, promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma), do Ministério Público, na sede da entidade.


Leia na Integra:

Sai resultado da seleção de bolsistas do Probio II

Fernando da Silva Pinto
fernando.pinto@icmbio.gov.br
Brasília – A Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), divulgou nesta terça-feira (11) o resultado da terceira chamada de seleção de bolsistas por meio do Projeto Nacional de Ações Público-Privadas para a Biodiversidade (Probio II).

Daee sedia Seção Brasil do Conselho Mundial de Água

Reunião definirá as principais atividades da agenda de 2013
O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) será o anfitrião da 10ª Reunião Ordinária da Seção Brasil, do Conselho Mundial da Água, no próximo dia 20 de setembro. A seção visa agregar entidades e instituições envolvidas com o tema água em todo o país, ampliando os debates sobre o tema.

Leia na Integra:

Ibama deflagra a operação Soberania Nacional de combate ao desmatamento

Sinop/MT – O Ibama está realizando  a operação Soberania Nacional, que visa ao combate do desmatamento ilegal nos estados do Pará e Mato Grosso.
Em uma das ações da operação, dentro do assentamento de Itanhangá, norte do Mato Grosso, foram detidos cinco homens por desmatamento e queimada ilegais, por impedir regeneração de vegetação nativa e descumprimento de embargo.

Leia na Integra:

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Seminário discute o que fazer com o lixo

Um dia para discutir os desafios que o Poder Público e a sociedade enfrentam em relação à produção e destinação do lixo nas cidades. Este é o objetivo do seminário Os desafios do Lixo, promovido pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Caoma), do Ministério Público, na sede da entidade.


Leia na Integra:

Dos 69 parques nacionais, 26 estão oficialmente abertos ao turismo

Elmano Augusto
elmano.cordeiro@icmbio.gov.br

Brasília (06/09/2012) – Dos 69 parques nacionais, 26 estão abertos oficialmente à visitação, com controle de entrada e cobrança de ingresso. O campeão de visitantes é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio (veja o ranking 2011). Os demais – com exceção do Pico da Neblina (AM) e do Araguaia (TO), fechados por conta de questões jurídicas envolvendo sobreposição com terras indígenas – recebem algum fluxo de pessoas, embora em níveis diferentes de planejamento, normas e controle.

Leia na Integra:

ICMBio completa 5 anos

Ministra destaca avanços obtidos pelo órgão. Mas defende avanços na área de regularização fundiária

Luciene de Assis

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participou das atividades comemorativas dos cinco anos de criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na tarde desta quarta-feira (05/09), na sede da entidade, em Brasília. A ministra enumerou alguns dos avanços alcançados no período, como o processo de criação de áreas protegidas; as discussões sobre a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN); novas formas de fiscalizar; novas estratégias para combater incêndios florestais; a mediação de conflitos socioambientais; e a implantação dos conselhos consultivos das unidades de conservação (UCs). “Mas temos de avançar em relação à regularização fundiária, sem sombra de dúvida, e estabelecer uma estratégia de regularização das unidades federais”, salientou.

Leia na Integra:

Investimentos de acordo com a lei ambiental

Secretária de Meio Ambiente, Jacqueline Vieira participou na manhã desta sexta-feira, da solenidade de assinatura do protocolo de intenções do Governo do Estado de Goiás com a empresa E.Z.X. Agroindústria. A indústria trabalha com o chamado ciclo do milho, desde o plantio até o beneficiamento, subsidiando a fabricação de combustível e ração para animais.


Leia na Integra:

Até outubro, País terá 11 seleções de cargos federais

Concursos oferecem vagas para candidatos com níveis médio e superior. Salários são atrativos e a concorrência, elevada. Seis acontecem no mesmo dia
 
Foi dada a largada para a maratona de provas de concursos públicos. Em setembro e outubro, pelo menos 10 importantes seleções devem agitar a vida dos candidatos. Os dias decisivos já começaram com os exames para o Tribunal de Contas da União (TCU), realizados nesse domingo. Hoje, a disputa é por uma das 800 vagas de níveis médio e superior da Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (Valec). Serão 255 postos para trabalho imediato e 545 para cadastro reserva. Os salários vão de R$ 2.275,90, para os cargos intermediários, a R$ 6.100,00, para quem tem graduação.
 

“Queremos chegar a 8 milhões de visitantes/ano em 2016”

Elmano Augusto
elmano.cordeiro@icmbio.gov.br
Brasília (06/09/2012) - Até 2016, quando ocorrerão as Olimpíadas no Brasil, a visitação nos parques deve atingir o índice de 8 milhões de visitantes/ano. A previsão é da coordenadora-geral de Visitação do ICMBio, Sonia Kinker, que fala também, nessa rápida entrevista, sobre os principais desafios do setor e sobre como atrair os investimentos privado

Leia na Integra:

Estudo vai dizer quais as potencialidades de cada região do Estado

Os secretários de Estado do Meio Ambiente e de Cidades comandaram a reunião de apresentação do Plano de Zoneamento Ecológico-Econômico de Goiás (ZEE). A reunião ocorreu no Auditório Jaime Câmara, no 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, e reuniu diversas entidades parceiras no projeto. O ZEE é um convênio entre o Governo de Goiás e o Ministério do Meio Ambiente, e está contemplado no Programa de Ação Integrada de Desenvolvimento (PAI), dentro do Plano de Desenvolvimento Sustentável.

Leia na Integra:

Setembro será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma

Luciene de Assis
Sophia Gebrim

Paisagem marcada por vegetação baixa espalhada em amplos espaços, árvores pequenas com galhos tortuosos e aparência seca são as principais características do Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil em extensão e uma das faunas e floras mais ricas do mundo. O Dia Nacional do Cerrado, comemorado nesta terça-feira (11/09), será dedicado às ações de estímulo à conservação e uso sustentável dos recursos naturais do bioma, localizado em grande parte nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.

Leia na Integra:

Servidora da ANA vai compor comitê da Parceria Global pela Água (GWP)

Gisela Forattini, servidora da ANA há dois anos cedida para o Ibama, onde atua como Diretora de Licenciamento Ambiental, foi indicada para compor, por três anos, o Comitê Máximo da Parceria Global pela Água, GWP na sigla em inglês. Este comitê é composto por doze representantes de vários países e pela Presidência do GWP.

Leia na Integra:

Brasil destina 85% dos pneus inservíveis

O Ibama apresentou relatório sobre prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis. Os dados revelam que a meta global calculada para o ano de 2011 atingiu aproximadamente 85% da destinação adequada prevista para fabricantes nacionais e importadores de pneus. Foram consolidadas as informações de 17 empresas fabricantes e 436 importadoras declarantes do Cadastro Técnico Federal (CTF). A meta foi fixada em 545.810,67 toneladas e o  saldo de destinação atingiu 462.457,19 toneladas.

Leia na Integra: