segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro aproxima Semarh do TCE

O secretário Umberto Oliveira e sua equipe de superintendentes se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 18, com o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Edson Ferrari. O encontro serviu para estreitar os vínculos entre as duas instituições. Umberto fez um paralelo entre sua carreira de promotor de Justiça e o trabalho do TCM, que é de “apontar falhas nas instituições públicas e cobrar a solução dessas falhas”.

Leia na Integra:

Rio +20: Brasil busca convergência

Rafaela Ribeiro
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou, nesta quinta-feira (19/04), o papel fundamental e estratégico do Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) na busca por consenso entre os países participantes: "O Brasil tem uma oportunidade única de liderar e buscar a convergência entre várias situações para que a reunião seja exitosa", argumentou."Queremos uma agenda forte de desenvolvimento sustentável na ONU".

Leia na Integra:

Semarh e MP comemoram resultado de Operação

O balanço final da Operação Mão de Ferro foi apresentado à imprensa nesta quarta-feira, dia 18, na sede do Ministério Público de Goiás. A operação contou com membros do MP, Semarh, Bombeiros, COE, Graer, Batalhão Ambiental, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Ibama, entre os dias 11 e 13 de abril em municípios do Nordeste goiano.


Leia na Integra:

Mais Estado, menos desmatamento

Sophia Gebrim
O papel das políticas públicas no combate ao desmatamento foi destaque na pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e ONG carioca Climate Policy Initiative. Dados levantados no período de 2005 a 2009 na Amazônia Legal revelam que as ações governamentais de conservação ambiental foram responsáveis pela redução de metade do desmatamento evitado na região. Dessa forma, o governo conseguiu evitar uma perda de 62 mil km2 de floresta.

Leia na Integra:

Goiás se prepara para a Rio + 20

Representantes de oito secretarias e duas agências de Estado participaram da primeira reunião para o planejamento das ações de Goiás na Conferência Rio + 20, que acontecerá de 13 a 24 de junho, no Rio de Janeiro. O maior encontro mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável vai contar com um pavilhão do Governo de Goiás. Serão 100 metros quadrados de área para que o Estado apresente suas ações voltadas para o crescimento de uma economia sustentável, na indústria, no turismo, na inovação tecnológica, na agricultura e na conservação da fauna, flora e recursos naturais.

Leia na Integra:

Ibama autua responsável que importou escorpiões e aranhas da Alemanha sem autorização

O Ibama apreendeu nesta quinta-feira (19/04) oito escorpiões imperador (Pandinus Imperator), dois machos e seis fêmeas  - desta que é uma das maiores espécies de escorpiões no mundo, chegando a 23 centímetros - e três aranhas, oriundos da Alemanha, na cidade de Passo Fundo (cerca de 227 quilômetros distante da capital).

Leia na Integra:

SFB participa de encontro internacional sobre financiamento para pequenos produtores

Objetivo é promover trocas de experiências que fortaleçam fomento à atividades sustentáveis

O financiamento de atividades florestais para pequenos e médios produtores é o tema de um encontro que começa nesta terça-feira, 17, em Santiago (Chile), com o objetivo promover o intercâmbio de experiências entre países da América Latina.

Leia na Integra:

Operação Mão de Ferro, fiscais do Ibama combateram a degradação ambiental no nordeste goiano

Durante os três dias da Operação Mão de Ferro, fiscais do Ibama combateram a degradação ambiental no nordeste goiano relacionado ao desmatamento e o comércio ilegal de madeira e carvão, comprovados por fotos de satélite em propriedades rurais da região. A ação aconteceu nos municípios de Posse e São Domingos/GO.

Leia na Integra:

Um código para a falta de estratégia (Artigo)

WASHINGTON NOVAES
Pode-se começar pelo fim: quaisquer que sejam a data e o desfecho da votação no Congresso do projeto de Código Florestal, parece não haver razão para otimismo. Por vários motivos-que, simplificadamente, levariam à conclusão de queo panorama atual na área da conservação da biodiversidade e doshttp://www.blogger.com/blogger.g?blogID=3772024231704184127#editor/target=post;postID=6921035294160553838 ecossistemas, assim como dos recursos naturais em geral, tenderá a continuar o mesmo; porque, do governo federal aos estaduais e municipais, faltam estratégias que coloquem essa preocupação no centro de nossas políticas públicas e porque faltam recursos para orientar, fiscalizar, impedir iniciativas danosas, punir os faltosos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Especialistas discutem leis de proteção da água

Especialistas discutem, em Brasília, os instrumentos legais de proteção da água disponíveis nas legislações de meio ambiente, recursos hídricos, fomento ao turismo e proteção ao patrimônio cultural.

Leia na Integra:

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Gangorra recebe Prêmio Madeiras Alternativas


Concurso de design, que tem o apoio do Serviço Florestal Brasileiro, laureou peça ligada ao universo infantil. Objetivo é incentivar uso de espécies madeireiras pouco conhecidas

Leia na Integra

Audiência em Brasília discute PEC do Cerrado

A Semarh marcou presença na audiência pública realizada em Brasília nesta terça-feira, dia 10 de abril, pelo senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) para discutir o Projeto de Emenda Constitucional (PEC)-115, também conhecido como PEC do Cerrado, parado no Congresso há 15 anos. O Projeto de Emenda Constitucional visa tornar o Cerrado patrimônio nacional, como já ocorre com a Floresta Amazônica e com a Mata Atlântica.


Leia na Integra:

MMA tem novos dirigentes

Luciene de Assis
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, empossou, nesta terça-feira (10/04) três novos integrantes de sua equipe. Na Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), o biólogo e professor da Universidade de Brasília Roberto Brandão Cavalcanti; na Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ), Carlos Augusto Klink, também biólogo de formação e ex-funcionário do Banco Mundial, e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), o engenheiro agrônomo Roberto Ricardo Vizentin.

Leia na Integra:

Serviço Florestal promove aperfeiçoamento de mateiros para o manejo florestal


Conhecimento de identificadores de árvores é fundamental para garantir boa qualidade do manejo nas concessões florestais. Atividades foram realizadas na Floresta Nacional do Jamari (RO)



Profissionais que fazem identificação de árvores nas áreas de manejo da primeira concessão florestal, na Floresta Nacional do Jamari (RO), a cerca de 120 km de Porto Velho, participaram, em março, de um curso para aperfeiçoar seus conhecimentos, promovido pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e pelo Jardim Botânico de Nova York (NYBG).

Leia na Integra:

Semarh prepara Fórum Ambiental para o FICA

A Semarh mantém reuniões do grupo de trabalho criado para organizar as atividades relativas ao Fórum do Meio Ambiente, durante o Festival de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) deste ano.


Leia na Integra:

Inscrições para o Prêmio ANA 2012 estão abertas

Podem concorrer trabalhos de: governo; empresas; organizações não governamentais; pesquisa e inovação tecnológica; organismos de bacia; ensino; imprensa; água e patrimônio cultural.

Leia na Integra:

Instrução Normativa de Imagens fica suspensa por mais 90 dias

Brasília (12/04/2012) - Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (12), suspende por mais 90 dias a Instrução Normativa de Imagens, nº 19, de 19 de setembro de 2011, que regulamenta o uso de imagens de unidades de conservação federais, dos bens ambientais nestas incluídos e do seu patrimônio, bem como a elaboração de produtos, subprodutos e serviços obtidos ou desenvolvidos a partir dos recursos naturais, biológicos, cênicos, culturais ou da exploração de imagem de unidade de conservação.

Leia na Integra:

Agenda da Ministra



12/04/2012

16h30 
Desembarque em Brasília (Base Aérea)
16h às 18h Reunião sobre o Projeto de Proteção de Fronteira na Região de Foz de Iguaçu
Local: Bloco T, 4º andar, Gabinete do Ministro da Justiça
19h30 às 20hReunião na Presidência sa República

ANA promove seminário sobre Água e Patrimônio Cultural

Especialistas debatem a importância dos aspectos culturais na gestão de recursos hídricos
 
A Agência Nacional de Águas (ANA), em conjunto com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), promove nos dias 17 e 18 de abril o seminário Água e Patrimônio Cultural, no auditório da ANA, em Brasília. O objetivo é debater o tema e apresentar os principais instrumentos legais de proteção desse recurso, disponíveis nas legislações de meio ambiente, recursos hídricos, fomento ao turismo e proteção ao patrimônio cultural. 
 

Instituto participa do VII Fórum de Educação Ambiental

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) participou no dia 28 de março, do VII Fórum de Educação Ambiental. O objetivo desse encontro foi aproximar o debate sobre a contribuição da educação ambiental nas unidades de Conservação (UC) e seu papel no fortalecimento da participação social.

Leia na Integra:

Prevfogo: 23 anos prevenindo e combatendo incêndios florestais

Criado em 10 de abril de 1989, O Centro nacional de Prevenção Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) completa 23 anos cheios de atividades. Os últimos anos foram marcados por intensos e extensos incêndios florestais no Brasil, nos quais o Ibama demonstrou   capacidade técnica na prevenção, no monitoramento e no combate, agilidade na movimentação de brigadas e na articulação com os parceiros, sempre visando a preservação dos biomas brasileiros. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta do Ibama e aumentar a eficiência na prevenção, impedindo que os incêndios ocorram.

Leia na Integra:

terça-feira, 3 de abril de 2012

Umberto Machado assume Secretaria de Meio Ambiente

Em solenidade realizada na manhã de hoje, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Leonardo Vilela transferiu o cargo de secretário estadual de Meio ambiente ao promotor de Justiça Umberto Machado de Oliveira. Para Umberto assumir como titular da Semarh é um desafio muito grande. “Nós vamos dar sequência às iniciativas que Vilela já deu para que tenhamos êxito”.

Leia na Integra:

Ibama regulamenta educação ambiental

Letícia Verdi
O VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental termina neste sábado (31/03), em Salvador, com balanço positivo: 2,5 mil educadores de todo o Brasil trocaram experiências e levam para as cidades de origem novas possibilidades de atuação. Entre as novidades, está a Instrução Normativa 2/2012, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), publicada na edição desta quinta-feira (29/03) do Diário Oficial da União. Por meio dela, foram regulamentados os já obrigatórios projetos de educação ambiental nos processos de licenciamento de obras no país.

Leia na Integra:

MMA premia experiências de sustentabilidade

Rafaela Ribeiro
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) aproveitou o1º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável para premiar as melhores experiências em sustentabilidade ambiental urbana. A iniciativa tem como finalidade promover a divulgação e o intercâmbio de experiências municipais de sucesso, valorizando e estimulando os avanços no desenvolvimento de cidades sustentáveis.

Leia na Integra:

Governo e sociedade precisam se unir

Rafaela Ribeiro
O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Nabil Bonduki, foi incisivo, nesta quinta-feira (29/03), no debate sobre Qualidade Ambiental Urbana e Desenvolvimento Sustentável ocorrido no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável - pequenos negócios, qualidade ambiental urbana e erradicação da miséria. Na sua avaliação, a gestão integrada dos resíduos sólidos, o saneamento, a prevenção e a mitigação de eventos climáticos extremos e da poluição são questões que demandam o comprometimento de governos e da sociedade civil, para que efetivamente sejam considerados na construção de políticas e projetos que melhorem e ampliem a qualidade de vida da população.

Leia na Integra:

BLOG ÁGUA BRASIL



Acesse o Blog.

águaBrasil

Instituto Chico Mendes tem novo presidente

Paulenir Constâncio
O engenheiro agrônomo Roberto Vizentin é o novo presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (29/03) no Diário Oficial da União.  Ele deixa a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, onde atuou, de 2003 a 2008, como diretor de Zoneamento Territorial. Desde então vinha exercendo o cargo de secretário.

Leia na Integra:

Agenda da Ministra

Agenda da Ministra


03/04/2012

03/04/20012


08:00 às 12:00 - Despachos Internos

14:00 Lançamento do Protocolo de Sustentabilidade do Carvão Vegetal
Local: SBN Quadra 01, bloco C, Ed. Roberto Simonsen CNI

15:00 às 18:00 Despachos Internos

Irrigação tem metade das outorgas de janeiro e fevereiro

Entre janeiro e fevereiro, a Agência Nacional de Águas (ANA) emitiu 20 outorgas de direito de uso de recursos hídricos. Metade delas foi para a finalidade de irrigação, cinco para mineração, duas para indústrias, duas para usinas hidrelétricas ou pequenas centrais hidrelétricas e uma para esgotamento sanitário.

Leia na Integra:

Serviço Florestal participa de encontro sobre melhoria na comercialização de produtos florestais comunitários


O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) participou de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) em Roma, na Itália, para discutir a comercialização dos produtos do manejo de florestas comunitárias.

Leia na Integra:

SFB participa de criação de selo sobre Árvores Brasileiras

O conjunto de quatro selos lançados pelos Correios com o título Árvores Brasileiras – Tesouros Naturais contou com a participação e auxílio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) na elaboração dos textos informativos sobre o título das peças e do texto explicativo do edital.

Leia na Integra:

Parque Nacional de Brasília fecha no feriado da Paixão de Cristo

Na próxima sexta-feira, dia 6 de abril, o Parque Nacional de Brasília, unidade de conservação sob gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estará fechado ao público devido ao feriado. A direção do Parque informa que a unidade voltará a abrir no sábado.
Outras informações: (61) 3234-3680


Comunicação ICMBio

(61) 3341-9280

Educação Ambiental: Ibama edita nova norma para licenciamento

O Diário Oficial da União publicou, hoje, a Instrução Normativa do Ibama n° 2 de 27 de março de 2012, que estabelece as diretrizes e os procedimentos para orientar e regular a elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de programas e projetos de educação ambiental a serem apresentados pelo empreendedor no âmbito do licenciamento ambiental federal.

Leia na Integra:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal Assunto: Cerrado


CONVITE
Convidamos V.Sa. para participar de Audiência Pública proposta pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, Senador Rodrigo Rollemberg, para
Debater a ocupação do Cerrado brasileiro, bem como fornecer subsídios para a elaboração de projeto de lei de proteção ambiental do bioma Cerrado.

Data: 10/04/2012 (terça-feira) Horário: 8:30h
Local: Senado Federal, Plenário nº 6 - Ala Nilo Coelho
Debatedores:
Mercedes Bustamante - Pesquisadora e Professora da Universidade de Brasília
César Victor do Espírito Santo - Superintendente-Executivo da Fundação Pró-Natureza(Funatura)
Roberto Cavalcanti - Professor da Universidade de Brasília
Donizete Tokarski – Presidente do Conselho da ECODATA (Agência Brasileira de Meio Ambiente e Tecnologia da Informação)
Representante do Ministério do Meio Ambiente

A participação da sociedade civil é extremamente importante na construção de uma lei para o bioma Cerrado.
Vamos lotar a casa! Divulgue e compareça! (Divulgue e Compareça)