sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Municípios devem responder questionário sobre seu lixo

Atenção municípios. A Semarh solicita que todos respondam ao questionário sobre o Plano Estadual de Resíduos Sólidos, enviado a todas as prefeituras municipais. As informações dos municípios são de extrema importância para a elaboração de um plano estadual consistente e que ofereça subsídios para uma destinação e tratamento corretos do lixo produzido em todo o Estado.

Leia na Integra:

Comissão de Combate à Desertificação discute estratégias para o semiárido

Carine Corrêa
A Comissão Nacional de Combate à Desertificação reuniu-se nesta quinta-feira (29/9), no auditório do Ibama, em Brasília, para discutir os desafios e prioridades para combater o processo de degradação do solo no semiárido brasileiro. No encontro, foram apresentadas ações internacionais e atividades de fomento que estão em curso para conter o fenômeno.

Leia na Integra:

Aprovada lista de projetos para o Fundo Clima

Maria Borba
O Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima aprovou nesta quarta-feira (28/9), durante a terceira reunião extraordinária do grupo, o posicionamento dos 70 projetos qualificados nos editais do Fundo Clima. Haverá ainda outras etapas de seleção. Trata-se de projetos relacionados à adaptação às mudanças climáticas e à redução de gases de efeito estufa. Eles são ainda instrumentos de apoio a planos setoriais que têm interfaces com a mudança climática e com o combate à desertificação.

Seminário discute como tornar investimentos da Copa 2014 em legado

Maria Borba
Como transformar os investimentos da Copa da Fifa Brasil 2014 em legados perenes e, ao mesmo tempo, transformar o evento em uma experiência bem sucedida de sustentabilidade? Essa é uma das principais questões a serem discutidas no Seminário Internacional Copa 2014: Sustentabilidade e Legado, a realizar hoje e amanhã (28 e 29/9), em Manaus.

Leia na Integra:

Secretário defende aprimoramento das leis ambientais

Rafael Imolene
O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, defendeu o aprimoramento das legislações ambientais brasileiras em seu discurso na abertura do 21º Encontro da Associação Nacional de Órgão Municipais de Meio Ambiente (Anamma), nesta segunda-feira, 26 de setembro. O encontro é sediado no município paulista de Sorocaba.

 Leia naIntegra:

CEMAVE realiza expedição para levantar informações sobre a Arara-Azul-de-Lear

Entre os dias 22 e 29 de setembro, a Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CEMAVE/ICMBio), realizou expedição no nordeste da Bahia com objetivo de levantar e sistematizar informações sobre novos registros de áreas de alimentação, dormitório e/ou reprodução da Arara-Azul-de-Lear.

Leia na Integra:

ICMBio participa de audiência pública na Câmara sobre os limites do Parque Nacional de Brasília

O Diretor Substituto de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Paulo Carneiro, participou na manhã desta quinta-feira (29), da Audiência Pública da Câmara dos Deputados, na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) para tratar sobre os limites do Parque Nacional de Brasília, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio.

Leia na Integra:

Revista Brasileira de Espeleologia está em nova interface

Com o objetivo de promover a difusão de pesquisas e estudos em Espeleologia e áreas afins, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CECAV/ICMBio) lança a Revista Brasileira em Espeleologia, publicação eletrônica destinada a consolidar-se como espaço de circulação de informações científicas sobre os ambientes cársticos, o patrimônio espeleológico e espécies associadas.

Leia na Integra:

Veado-mão-curta - Mazama nana

Esta é hoje a mais desconhecida espécie de cervídeo do Brasil.
A espécie gosta muito de água e evita regiões secas, ela também ocupa regiões montanhosas e íngremes, especialmente as serras do interior de Santa Catarina e Paraná, contanto que sejam cobertas de densa vegetação.

Foto: Maurício Barbanti Duarte

Leia Mais:

Centenas de aves apreendidas no aeroporto de Brasília

O Ibama e a Polícia Federal apreenderam 296 canários-da-terra no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, durante a noite de ontem. Os pássaros, que tinham os Estados do Ceará e de Pernambuco como destino, estavam acondicionados em uma mala e duas caixas. “Oito canários-da-terra estavam em uma bagagem com roupas. Os outros 288 pássaros, da mesma espécie, estavam distribuídos em fundos falsos de duas caixas que trasportavam codornas.”, relatou Roberto Cabral Borges, coordenador de Operações e Fiscalização do Ibama. 

Leia na Integra:

Prorrogado prazo de entrega do ADA 2011

O Ibama informa que, por motivos de ordem técnica aliados ao intenso acesso ocorrido nas últimas semanas de setembro de 2011, o processo de transmissão/recepção do formulário eletrônico do Ato Declaratório Ambiental (ADA 2011) sofreu interrupções e descontinuidade.

Leia na Integra:

Ibama promove curso sobre queimadas e mudanças climáticas para 23 países

 Representantes de 23 países da América Latina, da Ásia e da África se encontrarão ao longo dessa semana na sede do Ibama em Brasília para discutir e trocar experiências sobre causas de queimadas e incêndios florestais e sua contribuição para as mudanças do clima. 

Leia na Integra:

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Semarh convoca municípios para as Conferências do Meio Ambiente

Semarh convoca municípios para as Conferências do Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) divulgou os procedimentos que devem ser seguidos pelas Prefeituras para a realização das Conferências Municipais e Regionais de Meio Ambiente.

Com o tema Cerrado: Rio + 20 e Resíduos Sólidos, as Conferências Municipais, Regionais e Estadual vão debater o meio ambiente goiano e propor mudanças para a política ambiental do Estado.

A Conferência Estadual será realizada de 01 a 03 de março de 2012, ainda sem local definido. O evento é uma prévia da Rio +20, que será realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012.

Leia na Integra:

Anêmona-gigante - Condylactis gigantea

É uma espécie bentônica solitária e está entre as maiores anêmonas que ocorrem no Brasil, atingindo cerca de 25 cm de diâmetro. No início dos anos 90, eram coletados até 100 indivíduos/dia e após o colapso do recurso em Arraial do Cabo, muitos coletores começaram a explorar áreas no Espírito Santo, onde eram coletados até 600 exemplares/dia.
Apresenta a coluna rosada e tentáculos esbranquiçados, amarelados ou esverdeados. Os tentáculos são longos, com pequenas estrias, e suas extremidades arredondadas podem ser esbranquiçadas ou de coloração púrpura. Habitam recifes de coral e ambientes coralíneos, ocorrendo até 30 m de profundidade.


Leia Mais:

Agenda da Ministra 27 de setembro

27/09/2011

M A N H Ã

10:00 Audiência com Sr.Loïc Fauchon - Presidente do Conselho Mundial da Água
Participantes: Dr. Vicente Andreu (ANA), Dr. Benedito Braga (USP), Dr. Paulo Varella  (Governador do Fórum Mundial no Brasil)
Local: Gabinete da Ministra, 5º Andar

11:00 Despacho com Secretário Eduardo Assad(SMCQ)
Local: Gabinete da Ministra, 5º Andar

12:30 Despacho com Mauro Pires
Local: Gabinete da Ministra, 5º andar

T A R D E


15:00 Audência com Sr. Tom Heller e Sr. Jeremy Oppenheim (McKinsey) A CONFIRMAR
Participante Interno: Fernando Lyrio (ASRIO)
Local: Gabinete da Ministra, 5º Andar

16:00 Reunião Preparatória
Participantes: Bráulio Dias, João de Deus, Luiz Antonio e Geraldo Siqueira
Local: Gabinete da Ministra, 5º Andar

17:00 Reunião Participantes Externos: Fabio Scarano, Paulo Gustavo Prado, Guilherme Dutra, Nilo D´avila, Renata Camargo, Marcia Engel, Mario Mantovani, Lídia Parente, Jean François-Timmers
Participantes Internos: Bráulio Dias, Ana Paula Prates, Mônica Brick (SBF), Rômulo Mello, Rafael Magri e Marcelo Cavallini (ICMBio)
Local: Gabinete da Ministra, 5º Andar

18:00 Audiência com Elvio Gaspar (BNDES)
Participante Interno: Francisco Gaetani (SECEX)
Local: Gabinente da Ministra, 5º Andar

MMA e sociedade civil debatem metas nacionais de biodiversidade

Carine Corrêa
Ministério do Meio Ambiente, entidades parceiras como WWF-Brasil, União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN) e representantes da sociedade civil se reúnem a partir desta segunda-feira (26/9), em Brasília, para debater a elaboração da estratégia nacional para a conservação da biodiversidade.

Leia na Integra:

Secretário do MMA fala sobre plano nacional de agroecologia

Maria Borba
O Plano Nacional de Transição Agroecológica apresentado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para atender às redes que buscam outro padrão de desenvolvimento econômico foi um dos principais motivos que levou o MMA a participar, nesta segunda-feira (26/9), da abertura do Encontro Nacional de Diálogos e Convergências: agroecologia, saúde e justiça ambiental, soberania alimentar, economia solidária e feminismo.

Leia na Integra:

MMA faz seminário para aperfeiçoar o Cadastro Ambiental Rural

Maria Borba
Terminou nesta sexta-feira (23/9) o III Seminário Técnico de Cadastro Ambiental Rural (CAR) na Amazônia Legal. Reunidos na sede do Banco Mundial, em Brasília, técnicos dos governos federal, estadual e municipal e representantes de organizações não governamentais e do Bird discutiram mecanismos para tornar o CAR uma ferramenta eficiente e capaz de tornar o processo de regularização ambiental dos imóveis rurais mais simples, mais ágil e menos burocrático.

Leia na Integra:

Secretários do MMA confirmam presença em Encontro da Anamma

Rafael Imolene
Secretários e diretores do Ministério do Meio Ambiente participam, nos dias 26 e 27 de setembro, de atividades do 21º Encontro Nacional da Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente), na cidade de Sorocaba, estado de São Paulo. O Encontro tem como objetivo debater propostas para a construção de cidades sustentáveis a partir das políticas ambientais dos municípios brasileiros.

Leia na Integra:

Diversidade de árvores do Brasil é registrada em xiloteca do Serviço Florestal

Uma coleção com quase 5 mil amostras de madeiras do Laboratório de Produtos Florestais do Serviço Florestal Brasileiro (LPF/SFB) está sendo usada para conhecer e registrar informações sobre as árvores do país.

Leia na Integra:

Leia mais... Operação Fundo Falso contra carvão ilegal é deflagrada em Goiás

Goiânia (26/09/2011) – O Ibama/GO deflagrou, na semana em que é comemorado o Dia do Cerrado (11/09), a operação Fundo Falso, que tem como objetivo combater a produção e o comércio de carvão vegetal nativo ilegal. Até o momento, foram aplicadas multas que somam mais de 7 milhões de reais, e todos os envolvidos estão impedidos de realizar movimentações no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal), utilizado nacionalmente para as transações de produtos e subprodutos florestais.

Leia na Integra:

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conselho do Meio Ambiente estuda descentralizar ações

Lei Florestal e mudanças climáticas também estão na pauta

O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cemam) se reúne extraordinariamente agora, às 9 horas, no auditório do Gabinete Militar, 9º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Em pauta, destaque para as discussões acerca da Política Estadual de Mudanças Climáticas, a Lei Florestal e as câmaras técnicas. Outro ponto a ser discutido é o credenciamento e licenciamento dos municípios de Águas Lindas, Quirinópolis e Mara Rosa, para que eles possam emitir licenças ambientais. Será avaliada a estrutura técnica que estas prefeituras possuem para que possam realizar o trabalho.

A descentralização das ações de licenciamento ambiental é uma política da Semarh que visa oferecer agilidade à demanda de documentos que requerem estudos ambientais. A reunião do Cemam é capitaneada pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Goiás, Leonardo Vilela.

Serviço Florestal lança cadastro para práticas sustentáveis no Cerrado

Divulgar práticas sustentáveis de uso do Cerrado e contribuir para a replicabilidade dessas ações estão entre os objetivos do cadastro de iniciativas e negócios no bioma que o Serviço Florestal Brasileiro lança nesta segunda-feira (19/9).

Leia na Integra:

ICMBio lança edital para concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) torna público o lançamento de Edital para a concessão de bolsas de auxílio e fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico nas modalidades Apoio Científico e de Apoio Técnico Científico, para apoio ao desenvolvimento das atribuições da Diretoria de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade (Dibio) do Instituto.

O processo de seleção será constituído por duas etapas: análise de currículos e entrevista. Os interessados devem enviar os currículos (com a respectiva documentação solicitada no Edital) para o e-mail: fundacaoflora@gmail.com até o dia 30 de setembro. As bolsas terão duração de 6 a 12 meses, com a possibilidade de prorrogação por igual período.

Leia na Integra:

Verme-de-fogo - Eurythoe complanata

É conhecida como verme-de-fogo por causa da irritação produzida pelas cerdas quando penetram na pele. Possui 20 cm de comprimento e hábitos noturnos.
É onívora, alimenta-se preferencialmente de organismos mortos, podendo concentrar metais pesados como chumbo e cobre.
É uma espécie bentônica, corpo robusto, de coloração exuberante rósea a alaranjada, com brânquias dorsais avermelhadas.
Possui numerosas cerdas brancas, vítreas e calcárias usadas para defesa. É de região tropical e recifes de coral.
Ocorre desde regiões entremarés até 50 m de profundidade.
Possui ciclos anuais de reprodução sexuada e assexuada.
Foto: Patrícia Luciano Mancini

MEB divulga manual de gestão da biodiversidade para empresas

As empresas brasileiras dispõem agora de um guia prático para fazer a gestão da biodiversidade no âmbito dos seus negócios. O Manual de Gestão de Empresas para a Biodiversidade, divulgado na segunda-feira (dia 19) em São Paulo, já está disponível no site Movimento Empresarial pela Biodiversidade (MEB), responsável pela difusão de práticas sustentáveis entre empresários brasileiros. 

Leia na Integra:

Fundo Clima terá novas chamadas a partir de outubro

 Cristina Ávilla
Os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima deverão ser liberados por meio de chamadas que serão publicadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) o que vai acontecer depois do contrato que será firmado com o MMA. 

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semarh realiza maior apreensão do ano

A Semarh realizou a maior apreensão do ano em um único local. A equipe da Superintendência de Fiscalização surpreendeu pescadores ilegais em uma operação na última sexta-feira, dia 16 de setembro, no Rio são Francisco, entre os municípios de Quirinópolis e Gouvelândia, região Sul do Estado. Foram apreendidas 24 redes de pesca, que somam mais de 500 metros, além de espinhéis e jequis, instrumentos de pesca ilegal. Três pessoas foram presas. Os fiscais apreenderam ainda dois pássaros silvestres e 100 quilos de pescado irregular em uma revenda que tinha conexão com os pescadores e os peixes foram doados ao Instituto Renascer, em Quirinópolis.

Comitiva da Alemanha visita o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O ministro para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico da Alemanha, Dirk Niebel e comitiva participaram nos dias 9 a 13 de setembro, das Negociações Intergovernamentais Brasil/Alemanha, em Brasília. A comitiva definiu os termos para a cooperação bilateral. As negociações estabeleceram estratégias para a cooperação entre os dois países, visando a proteção e o uso sustentável das florestas tropicais, dando maior eficiência na definição e execução dos projetos.

Leia na Integra:

Fogo queimou metade da Floresta Nacional de Brasília

A chefia da Floresta Nacional (Flona) de Brasília fez no final da tarde desta quarta-feira (14) um balanço dos estragos causados pelo incêndio que castigou a unidade de conservação nos últimos quatro dias. Segundo a avaliação, foram queimados 4.593 hectares, o que corresponde a 49% de seus 9.353 hectares, ou seja, praticamente a metade da área total da floresta.

Leia na Integra:

Celebrações evocam belezas místicas do Cerrado

Suelene Gusmão
O chocalho mágico da Velha do Cerrado bateu para exorcizar os males. Uma mandala viva foi criada para que os cuidadores da região pensem e reflitam sobre suas necessidades. As lembranças dos milhões de anos do bioma, o mais antigo do mundo, foram reavivadas para acessar a memória ancestral das quase 100 nações indígenas que convivem na região. 

Leia na Integra:

Anêmona-de-tubo - Cerianthomorphe brasiliensis

Os ceriantários são capazes de secretar, em minutos, novos tubos, quando deles se dissociam por alguma razão. O número de tentáculos marginais varia de 170 a 180 em espécimes maiores e 150 em espécimes menores, e atingem cerca de 4,5 cm de comprimento.
É uma anêmona bentônica, solitária, semi-séssil e jamais se fixa solidamente ao fundo, já que, no estágio adulto, vive dentro de tubos, que se enterram em substratos lodosos. Estes tubos são secretados pelos pólipos e são resultantes da explosão de uma enorme quantidade de um tipo especial de cnidócito.
Possui o comprimento da coluna que varia de 15 a 21 cm e a largura de 2,5 a 4,0 cm. Possuem muitos tentáculos, dispostos em duas ordens, uma oral e uma marginal.
A espécie é hermafrodita. 


Leia Mais:

Sociobiodiversidade na pauta do Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O Plano Nacional da Sociobiodiversidade desenvolvido pelo governo federal vai integrar a pauta do 29º Encontro Econômico Brasil Alemanha, previsto para ocorrer nos dias 19 e 20 de setembro, no Rio de Janeiro. O encontro visa a fortalecer os negócios entre o Brasil e a Alemanha no âmbito das preparações da Copa do Mundo e das Olimpíadas por meio de palestras e painéis sobre cooperação e oportunidades de negócios, bem como com rodadas de negócios.

Leia na Integra:

Ministério seleciona instituições para atuarem na cadeia extrativista

Maria Borba
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lançou, nesta semana, dez editais para contratar instituições sem fins lucrativos que atuem na promoção de dez Arranjos Produtivos Locais (APLs). Os editais estão disponíveis no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento  (PNUD) - Brasil(<https://www.undp.org.br/licitacoes/ListarAvisos.asp>) e o número do edital, em que é possível acessar os dez lotes, é 13945. Nesta primeira etapa, as instituições têm prazo até o dia 5 de outubro para apresentar a Manifestação de Interesse (MI) e a proposta de projeto, cujo modelo de texto está anexado em cada um dos editais.

Leia na Integra:

Movimento Empresarial e MMA divulgam publicação sobre gestão da biodiversidade

Carine Corrêa
O Movimento Empresarial pela Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade (MEB) divulgará na próxima segunda-feira (19/9), em São Paulo, o Manual de Gestão de Empresas para a Biodiversidade - Guia Prático de Implementação. A iniciativa tem o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência Internacional de Cooperação do Governo da Alemanha (GIZ).

Leia na Integra:

MMA terá estande em feira internacional de refrigeração

O Ministério do Meio Ambiente vai divulgar o Programa Brasileiro para Eliminação de HCFC (hidroclorofluorcarbonos) na maior feira de equipamentos de refrigeração da América do Sul, que será realizada entre os dias 20 e 23 de setembro, em São Paulo. O composto químico, largamente usado pela indústria do setor, é prejudicial à camada de ozônio e contribui com o efeito estufa. 

Leia na Integra:

A brigada de pronto emprego do Ibama não descansa no período de estiagem

Desde a contratação da brigada de pronto emprego do Ibama, em junho desse ano, os brigadistas não têm descanso. Logo após o treinamento intensivo, que os preparou  para situações extremas de combate ao fogo, começou o período de estiagem e, com ele, a temporada de incêndios florestais. A brigada é dividida em quatro esquadrões, com sete integrantes cada um, além do chefe. Dois chefes de brigada comandam dois esquadrões e o gerente do fogo é responsável pela brigada. No total, são 31 homens, que se revezam em dois turnos.

Leia na Integra:

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ambientalistas propõem lei para o Cerrado

Carine Corrêa

Rpresentantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Frente Parlamentar Ambientalista, associações de meio ambiente e ONG´s ambientais defenderam nesta quarta-feira (14/9), durante encontro na Câmara dos Deputados, em Brasília, a criação de uma lei específica para o Cerrado, em caráter emergencial, para conter a devastação do segundo maior bioma do País.

Leia na Integra:

Ibama alerta proprietários rurais: prazo para entrega do ADA se encerra no final de setembro

A Coordenação de Monitoramento e Controle Florestal (Comon/DBFlo/Ibama) alerta os proprietários de imóveis rurais sobre o prazo para entrega do Ato Declaratório Ambiental (ADA), que se encerra em 30/09/2011. O ADA é um instrumento legal que possibilita ao proprietário rural a redução do Imposto Territorial Rural (ITR) em até 100% sobre as áreas de interesse ambiental efetivamente protegidas ao declará-las no Documento de Informação e Apuração do ITR (DIAT/ITR).

Leia na Integra:

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Secretários criam fórum permanente do Cerrado


Secretários de Meio Ambiente de 13 estados brasileiros vão se reunir amanhã, dia 14 de setembro, em Brasília, com o objetivo de debater os problemas e buscar soluções conjuntas para o Bioma Cerrado. A articulação desta reunião foi feita pelos secretários de Goiás e do Tocantins, Leonardo Vilela e Divaldo Rezende. O evento acontece a partir das 9 da manhã no auditório do Centro Nacional de Florestas (Cenaflor), no edifício sede nacional do Ibama e deverá contar com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Leia na Integra:

Semarh apoia ação global sobre qualidade da água

A Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) integra o grupo de órgãos estaduais e municipais, em Goiás, que apoia a atividade “pH do Planeta”, um experimento global realizado em todo o mundo e que, no Estado, vai acontecer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 17 e 23 de outubro. Quem se encarregará de colocar o projeto em prática vão ser os alunos das escolas de cada município, com orientação de um professor. Eles vão coletar amostras das águas dos rios locais, medir o pH do material e os valores médios serão lançados depois no Banco de Dados Nacional do Experimento Global.

Código Florestal não pode ser discutido de forma passioal

Secretário do Meio Ambiente de Goiás, Leonardo Vilela ministrou a palestra “O Novo Código Florestal e as Mudanças Climáticas”, para alunos da escola Superior de Advocacia, em Goiânia. Leonardo apresentou um panorama completo da atual situação ambiental e agropecuária brasileiras, para depois mergulhar nos pontos mais polêmicos da proposta do novo Código Florestal, aprovada pela Câmara dos Deputados e que agora deve ser votada pelo Senado Federal.


Leia na Integra:

Veste-amarela - Xanthopsar flavus

É um pássaro que habita o ecótono campo/banhado, sendo registrado do nível do mar até 1.100 m de altitude.
No Brasil, vive em regiões campestres permeadas por banhados de turfa, um tipo de área úmida recoberta por ciperáceas e gravatás. Alimenta-se de insetos e larvas, forrageando principalmente no solo. Ao anoitecer, congregam-se para pernoitar em dormitórios situados nos banhados. Reproduz-se colonialmente durante a primavera e o início do verão, nidificando em trechos de vegetação densa da borda dos banhados. As colônias contêm de 3 a 24 ninhos, espaçados entre si por distâncias que variam de 7 a 30 m e podem cobrir uma área de 0,43 a 1,2 ha. O ninho é uma tigela profunda construída de folhas grosseiras e amarrada a plantas do banhado. A postura, de 1 a 5 ovos, ocorre em novembro. A fêmea incuba os ovos durante 12 ou 13 dias e os filhotes permanecem no ninho por cerca de 12 dias. Ambos os membros do casal alimentam a prole e podem contar com o auxílio de outros indivíduos da colônia nessa tarefa. 


Leia Mais:






Foto: Evair Legal

MMA participa de preparativos da II Jornada Internacional de Educação Ambiental

Maria Borba
Os preparativos para a realização da II Jornada Internacional de Educação Ambiental estão em andamento. A Secretaria Executiva do evento reúne-se nesta terça e quarta-feira (13 e 14/9) no Rio de Janeiro a fim de preparar e definir a logística da jornada a ocorrer paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), em 2012.

Leia na Integra:

Incêndio já destruiu 25% da Flona de Brasília

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade pediu à Polícia Federal que investigue o incêndio que já consumiu 25% da Floresta Nacional de Brasília. Segundo o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, as equipes mobilizadas para combate chegaram a perseguir pessoas suspeitas de estarem ateando fogo."É o incêndio de maior impacto em unidades de conservação no País", avaliou Mello.

Leia na Integra:

Novas tecnologias vão reduzir gases destruidores da camada de ozônio


O Ministério do Meio Ambiente vai coordenar a conversão tecnológica de 386 plantas industriais do setor de espumas de poliuretano no País, para eliminação de hidroclorofluorcarbonos (HCFCs). A meta está definida pelo Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs, que terá investimentos de US$ 19.597.166,00, a fundo perdido. Essa classe de compostos químicos é destruidora da camada de ozônio além de contribuir com o aquecimento global. 

Leia na Integra: 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Semarh participa de encontro nacional de comitês de bacias hidrográficas

A Semarh vai enviar dois representantes a um dos principais encontros nacionais sobre comitês de bacias hidrográficas. O 13º Encob vai acontecer de 24 a 28 de outubro no Hotel Luzeiros, em São Luís (MA). O tema central será os desafios dos comitês de bacias na construção de pactos pela água, ou seja, uma das principais diretrizes da atual gestão da Secretaria e, inclusive, do Governo Estadual, que incentiva a multiplicação dos comitês em Goiás, como forma de aprimorar a gestão e o uso dos recursos hídricos.

Leia na Integra:

Não tire as penas da vida

A Gerência do Ibama em Santarém e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), intensificarão as ações de conscientização e fiscalização sobre o uso de partes de animais silvestres, especialmente penas, dentes e peles, utilizados em brincos, colares, cocares e outros artefatos.

A campanha, intitulada como "Não tire as penas da vida", será intensificada na semana do Sairé, festival típico que ocorre entre os dias 15 e 19 de setembro em Alter do Chão, distrito de Santarém/PA, manifestação cultural que acontece há mais de 300 anos e envolve os botos cor-de-rosa e tucuxi. 


Leia na Integra:

Biodiversidade e Unidades de Conservação é tema de mestrado

Desde 2010, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (ENBT/JBRJ) vêm dialogando e construindo parceria para a realização do Mestrado Profissional Biodiversidade e Unidades de Conservação. As inscrições estarão abertas no período de 15 de setembro a 21 de outubro, para o exame de seleção ao curso. As inscrições deverão ser efetuadas por meio da ficha de inscrição eletrônica disponível no site do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na área Ensino / Pós-graduação / Mestrado Profissionalizante, e também em Seleção / Edital de Seleção.

Leia na Integra:

Albatroz-de-nariz-amarelo - Thalassarche chlororhynchos



É um dos menores albatrozes: a envergadura de quatro exemplares variou entre 1,98 a 2,07 m.
É uma ave cuja característica principal é a faixa amarela ao longo da face dorsal da maxila, terminando em um desenho arredondado. Apresenta a cabeça e o pescoço acinzentados, sendo esse mais claro no vértice. Os machos são maiores.
A nidificação começa em agosto, eclodindo cerca de 78 dias depois. Em dezembro a maioria dos filhotes estão grandes o suficiente para ser deixado sozinho. A espécie nidifica anualmente.
Alimentam-se de cefalópodos, peixes e anfípodos.


Leia na Integra:







Foto: Roberta Aguiar

ICMBio pede à Polícia Federal que investigue incêndios criminosos

O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello, enviou na tarde desta segunda-feira (12) ofício à Polícia Federal, pedindo que investigue incêndios em, pelo menos, seis reservas ambientais. Desde o mês passado, o Instituto tem registrado focos de incêndio em 19 unidades de conservação federais no País, sendo que em dez delas o fogo ainda persiste (veja lista abaixo). A área total queimada é de 322.865 hectares, conforme os dados mais atualizados.

A pedido do ICMBio, a PF vai investigar, inicialmente, os incêndios na Floresta Nacional (Flona) de Brasília (DF) e nos parques nacionais do Itatiaia (RJ), da Chapada dos Guimarães (MT), da Serra do Cipó (MG), da Serra da Canastra (MG) e dos Campos Amazônicos (AM/RO/MT). Nelas, os indícios e provas de que os incêndios teriam sido provocados pela ação humana são muito fortes.


Leia na Integra:

Governo Federal aprova política nacional do bambu para erradicar pobreza

Maria Borba

Parte dos 80,25 milhões de hectares das terras produtivas ocupadas pelos 4,3 milhões de imóveis rurais de agricultores familiares, segundo Censo do IBGE de 2006, poderá ser dedicada ao manejo sustentável e ao cultivo do bambu com apoio do governo. É o que diz a Lei do Bambu (Lei nº 12.484/2011) publicada nesta sexta-feira (9/9) no Diário Oficial da União (DOU), a qual institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB). A Lei do Bambu vai incentivar o manejo sustentável e o cultivo somente das espécies nativas e entre os agricultores familiares.

Leia na Integra:

Conter desmatamento no Cerrado é prioridade do MMA

Paulenir Constâncio.
 
O desmatamento ilegal na Amazônia mobilizou a máquina governamental durante os últimos sete anos, obtendo resultados que bateram os 47% de redução em 2010. Agora, um dos maiores desafios das autoridades ambientais para os próximos cinco anos é reduzir as crescentes taxas de desmatamento legal no bioma Cerrado, onde é possível derrubar até 80% da cobertura vegetal sem ser incomodado pela fiscalização, tudo de acordo com a legislação vigente. 

Leia na Integra:

Ministra participa de solenidade no Ibama-GO


Na tarde de segunda-feira (12/09), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, empossou o novo superintendente, Luciano de Meneses Evaristo, com a presença do presidente do Ibama, Kurt Trennepohl, autoridades e servidores do órgão.

O superintendente que deixou o cargo, Ary Soares, agradeceu a todos que colaboraram com sua gestão e enumerou suas principais ações: busca do fortalecimento do Sisnama; Prolegal; Projeto Piraíba e Araguaia, além de um maior relacionamento com os ministérios Públicos Federal e Estadual.

Águia-cinzenta - Harpyhaliaetus coronatus

É um gavião de grande porte, que pode pesar até 3 kg e atingir 85 cm de comprimento total. Uma estimativa realizada para o Parque Nacional das Emas (GO) indicou uma densidade de um indivíduo para cada 500 km².
Alimenta-se de animais de médio porte, consumindo também carniça. É tida como uma espécie crepuscular. No Cerrado, a espécie se reproduz de julho a novembro e utiliza árvores altas de ambientes florestais para a construção do ninho, onde incuba apenas um ovo. É comum observar casais que permanecem juntos ao longo de todo o ano. A águia-cinzenta utiliza principalmente áreas abertas.

Leia na Integra:

Desmatamento no Cerrado cai 16%

Paulenir Constâncio
Estudos do Ibama, com base em imagens de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Impe), demonstram que entre 2009/2010 o desmatamento no Cerrado voltou a apresentar queda. A perda de vegetação nativa no período foi 6,2 mil quilômetros quadrados, contra 7,4 mil quilômetros quadrados em 2008/2009.

O Plano de Ação de Prevenção e Combate às Queimadas e ao Desmatamento no Cerrado completa um ano na próxima quinta-feira (15/09), com uma boa notícia. A área desmatada no Cerrado caiu 16% entre junho de 2009 e julho de 2010. Levantamentos com base em imagens de satélite, registram a perda de 6,2 mil quilômetros quadrados de cobertura vegetal, contra 7,4 quilômetros quadrados no mesmo período de 2008/2009. Se forem consideradas as médias anteriores, que começaram em 2002, o desmatamento diminuiu 40% . A dinâmica de redução do desmatamento vem se confirmando , afirmou a ministra do meio ambiente Izabella Teixeira.

Governo quer garantir controle social na elaboração do Plano de Resíduos Sólidos

Suelene GusmãoCidadãos brasileiros de todos os cantos do País estão sendo convocados a debater a questão do lixo, que afeta a todos, sem exceção. Para ampliar a mobilização, começa nesta terça-feira (13/9), em Campo Grande/MS, a primeira de cinco audiências públicas regionais que, paralelas à consulta pública pela internet, devem garantir a participação e o controle popular no processo de construção do Plano Nacional de Resíduos Sólidos.
A audiência de Campo Grande terá a participação dos estados de Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal. Em Campo Grande, a abertura do encontro começa às 8h do dia 13 no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, localizado no Parque dos Poderes. O restante do evento será no Yotedy, que fica na rua Antônio Coelho, 6.200.
Em outubro começam as audiências públicas nas regiões Sul (04 e 05 em Curitiba), Sudeste (10 e 11 em São Paulo), Nordeste (13 e 14 em Recife) e Norte (18 e 19 em Belém). A Consulta Pública está no ar desde o dia 5 de setembro, pela internet. Em cada uma delas são aguardadas a presença de cerca de 400 pessoas. A participação é aberta a todos os cidadãos.
Esse processo desaguará em um grande encontro em Brasília, marcado para os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Serão aceitas inscrições de participantes em três categorias: Governo, empresariado e movimentos sociais. 

Leia na Integra:

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lobo-guará

Chrysocyon brachyurus
Cerrado, Pampa e Pantanal

É uma espécie de hábito solitário, cujos indivíduos se juntam em casais apenas na época reprodutiva. O tamanho da área ocupada por casais é bem variável, ao longo de sua distribuição, variando de 6 a 115 km2. O casal partilha a mesma área de vida.

A estrutura de casais permite a participação do macho nas atividades de cuidado parental com os filhotes.
 

Sapinho Narigudo de Barriga Vermelha

Melanophryniscus dorsalis
Mata Atlântica

A espécie se alimenta, principalmente, de formigas ou cupins; apresenta reprodução explosiva, que ocorre em períodos de chuva intensa, entre os meses de setembro e abril.

Com ocorrência na planície litorânea localizada entre SC e RS. Pouco se sabe sobre sua biologia. A reprodução ocorre em alagados temporários que se formam sobre a areia de dunas. Os ovos são depositados sob a água, presos na vegetação.

PMDBBS, Programa de Monitoramento dos Biomas Brasileiros por Satélite

Apresentação:

Ante o sucesso do monitoramento da Amazónia por dados de satélites e conhecendo a relevância dos demais biomas brasileiros, que representam, aproximadamente, metade do território nacional, a Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente - SBF/MMA vem promovendo o seu monitoramento (PMDBBS) com apoio financeiro do Projeto PNUD/BRA/08/011, assinado entre a Agência Brasileira de Cooperação - ABC e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD e o MMA, por meio de acordo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama, representado por sua Diretoria de Proteção Ambiental - Dipro. Tal acordo visa à elaboração e execução do Sistema de Monitoramento por Satélite do Desmatamento nos Biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, com intuito de quantificar desmatamentos de áreas com vegetação nativa e de embasar ações de fiscalização e combate a desmatamentos ilegais naqueles biomas, cabendo ao Centro de Sensoriamento Remoto do Ibama - CSR a detecção dos desmatamentos. 


Leia na Integra acesse os dados sobre o Cerrado:

Sala de Imprensa do IBAMA




O Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama conta agora com mais uma ferramenta de contato direto com a sociedade e a imprensa. Por meio da Sala de Imprensa, tanto jornalistas quanto público em geral poderão acessar informações de interesse nacional, como as atividades desenvolvidas pelo Instituto nas áreas de fiscalização, licenciamento, fauna silvestre, recursos florestais, recursos pesqueiros, monitoramento ambiental, entre outros.
Neste espaço, jornalistas, publicitários, profissionais de relações públicas e sociedade civil poderão saber as pautas e releases do Ibama e contar com um glossário dos principais termos da área ambiental, além das notícias do órgão.
Os profissionais interessados em obter notícias sobre a área ambiental e as atividades do Ibama poderão se cadastrar no link “Cadastre-se”. Com isso, consolidaremos uma rede da imprensa que cobre meio ambiente, levando informações atualizadas e periódicas sobre o trabalho do Instituto. Não perca tempo! Faça seu cadastro agora.
Assessoria de Comunicação do Ibama
Maiores informações:
SCEN Trecho 2 - Ed. Sede – Bloco B - Cx. Postal nº 09870
70818-900 Brasília-DF
Tel: (61) 3316-1015
e-mail: ascom.sede@ibama.gov.br

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Seminário discute educação ambiental

Acontece amanhã no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás, o I Seminário Educação Ambiental em Goiás. Gratuito e aberto à comunidade, as exposições vão durar o dia todo. As inscrições serão feitas no local e quem participar vai ganhar um certificado, assinado pela Universidade de Brasília (UnB), uma das instituições organizadoras. A Semarh apoia o evento.

A abertura será comandada pelo prefeito Márcio Ramos Caiado, pela secretária municipal de Educação, Desporto e Lazer, Umbelina Carolina Alvelos Macedo e pela coordenadora do seminário, doutora Rosângela Corrêa, que vai moderar também o primeiro painel do dia, durante a manhã. Entre os temas apresentados estão: Políticas Públicas para o meio ambiente na Cidade de Goiás, Patrimônio e Educação Ambiental e Cultura e Meio Ambiente.
À tarde, a partir das 14 horas, começa a segunda rodada de apresentações, que se encerra às 18 horas. E em paralelo, os participantes vão poder conferir os filmes vencedores do XIII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental(Fica), que aconteceu em junho deste ano. São eles: Bicicletas de Nhanderu, Consciente Coletivo e Polis.

Leonardo Vilela firma parcerias internacionais no Canadá

O secretário Leonardo Vilela representou a Semarh no encontro da Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável, evento que ocorreu em Québec, no Canadá, entre os dias 29 e 31 de agosto. A Rede foi fundada por ocasião da conferência Rio+10, ocorrida em Johannesburgo, na África do Sul, em 2002, e possui apenas dois membros brasileiros associados, os estados de Goiás e de São Paulo.

Leia na Integra:

Ibama doa à APAE carvão apreendido durante operação contra o desmatamento do cerrado

Uma parceria entre a Superintendência do Ibama em Minas Gerais e a prefeitura de Campos Altos/MG pode resultar na montagem de um consultório odontológico que beneficiará sessenta alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Uma carga de setenta metros de carvão vegetal nativo apreendida no mês de julho durante a operação Corcel Negro II, de combate ao desmatamento ilegal do cerrado, foi doada ontem à instituição.
“Essa doação vem em boa hora. Além do reforço escolar e da fisioterapia que já oferecemos, queríamos instalar um serviço de assistência odontológica e não havia recursos”, observa o presidente da APAE de Campos Altos, Orlando Devides, que recebeu o termo de doação do carvão das mãos do chefe substituto do Escritório Regional de Uberlândia, José Franco Basílio.
O caminhão foi apreendido por falta de comprovação de origem legal da carga de carvão e ficou retido no pátio do almoxarifado da prefeitura de Campos Altos, que se propôs a ser fiel depositária tanto do caminhão quanto da carga até a destinação final de ambos pelo Ibama. Por decisão da Justiça, o caminhão foi liberado. Quanto ao carvão, o prefeito de Campos Altos, Claudio Donizete Freire, determinou que fosse realizado um levantamento das entidades mais necessitadas. O estudo indicou a APAE para ser beneficiária da doação.
Por tratar-se de produto perecível, o superintendente do Ibama de Minas Gerais, Alison José Coutinho, determinou a doação imediata do carvão segundo o artigo 25, § 2º, da Lei 9605/98, a dos Crimes Ambientais.

Ibama convida secretários de meio ambiente a participar do RQMA

Brasília (01/09/2011) – Durante a 56.ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), realizada ontem em Brasília, o presidente do Ibama, Curt Trennepohl, conclamou os secretários estaduais de Meio Ambiente a colaborar com a produção do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente (RQMA 2011), que o governo brasileiro apresentará na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), no próximo ano.

“Queremos apresentar ao mundo uma radiografia, a mais completa possível, da qualidade ambiental brasileira”, afirmou o presidente, acrescentando que a parceria entre União, estados e municípios será fundamental para formular um documento consistente. Trennepohl informou também que há uma equipe de altíssimo nível encarregada da tarefa.

Leia Mais:

Brasília sedia Workshop sobre estudos da Canga


(Brasília 01/9/2011) - Nos dias 8 e 9 de setembro acontecerá o Workshop sobre estudos  da Canga, em Brasília. A canga é um ecossistema de transição rico em biodiversidade, que tem seus estudos concentrados na Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e localizada no estado do Pará.

O evento é uma iniciativa da Gerência de Meio Ambiente da Diretoria de Departamento de Ferrosos Norte (DIFN). O intuito é apresentar e discutir os últimos resultados obtidos no período de 2009 a 2011, em continuidade ao estudo de área mínima da Canga, iniciado em 2007.


Serviço:

Data: 8 e 9 de setembro de 2011
Horário: 09h às 18h
Local: Hotel Mércure Brasília Líder ( SHN Quadra 5 bloco I - Brasília - DF)

Instituto Chico Mendes lança cartilha de regularização fundiária de UCs

Durante as comemorações do aniversário de seus quatro anos de criação, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) lançou, por meio da Coordenação-geral de Consolidação Territorial (CGFUN/Diusp) e equipe do Parque Nacional do Itatiaia (RJ), a Cartilha de Regularização Fundiária de Unidades de Conservação Federais. O objetivo desta publicação é demonstrar, na prática, todos os passos da aplicação da Instrução Normativa nº 02/2009, que institui os procedimentos a serem adotados pelos proprietários, posseiros e pelo Instituto Chico Mendes para viabilizar a regularização fundiária das unidades de conservação federais, possibilitando o prosseguimento de inúmeros processos de indenização de imóveis paralisados, além de possibilitar a recepção de imóveis a título de doação. Aborda desde a abertura do processo de indenização até a transferência das áreas pelo ICMBio.
Leia na Integra:

Plano de resíduos sólidos receberá contribuições da sociedade

Aída Carla de Araújo
Nesta quinta-feira (1º/9) foi dado mais um passo para cumprir o que prevê o Decreto 7.404, de 2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A consulta pública à primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos foi lançada pela ministra Izabella Teixeira, durante reunião do Conselho Nacional do Meio Ambiente, realizada no auditório do Ibama, em Brasília.
O documento preliminar estará disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br) a partir de segunda-feira (05/09), pelo prazo mínimo de 60 dias, contados da data da sua divulgação. Serão realizadas audiências públicas nas cinco regiões brasileiras e em Brasília para debater as diretrizes e metas do Plano. A primeira será este mês em Mato Grosso do Sul, reunindo a região Centro-Oeste.
O objetivo é ampliar a participação da discussão sobre o Plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos em todo o território nacional. O Plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. O diagnóstico foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e "cumpriu seu papel de oferecer elementos de avaliação, de construção e de monitoramento das políticas públicas brasileiras", enfatizou o presidente da instituição, Márcio Pochmann, que participou do evento no Conama. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vídeos de alunos e professores demonstram a importância da floresta para o homem

No Ano Internacional das Florestas o Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), através da 3ª Semana do Meio Ambiente (SMA) da TV Escola, apresentaram uma programação voltada para a importância da floresta na sobrevivência do homem.
Durante os cinco dias da semana foram apresentados os episódios do documentário inédito produzido especialmente para a SMA, "A Floresta e Você", que mostra como a floresta mobiliza, abriga, cura, ensina e inspira várias pessoas na região amazônica.
Este ano a Semana contou também com a exibição da série Tempo e Clima e vídeos inéditos produzidos pelo Ministério do Meio Ambiente, o documentário Áreas Protegidas - uma nova história da conservação no Brasil e as animações premiadas no Cine Ambiente, parceria do MMA com o Ministério da Cultura (MinC).
Clique nos links abaixo para assistir aos documentários com entrevistas, curiosidades e ainda a participação dos Vídeos das Escolas,  produzidos por alunos e professores de escolas de todo o País.

Leia na Integra:

MMA abre consulta pública ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Quando: Dia 1º  de setembro, quinta-feira, às 9h
Onde: Auditório Ibama-sede no Setor de Clubes Norte, Brasília-DF
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, lança nesta quinta-feira ((1º/9), durante reunião plenário do Conselho Nacional do Meio Ambiente, a consulta pública para o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O plano é uma das etapas da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e será objeto de discussão de cinco audiências públicas regionais e uma  nacional e pela internet.
O que se pretende é ampliar a participação da discussão sobre o plano, mobilizando a sociedade e envolvendo setores específicos em todo o território nacional. O plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.
O plano terá vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos. A versão preliminar do plano compreende o diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos, cenários e proposição de metas, diretrizes e estratégias para o cumprimento das metas.

Cataratas concorrem às Novas 7 Maravilhas da Natureza


Brasília (31/08/2011) - As Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disputam o concurso que irá escolher as Novas Sete Maravilhas da
Natureza. A votação vai até o dia 11 de novembro e as Cataratas concorrem com outras 27 candidaturas do mundo todo.

O Brasil também está representado pela Amazônia. Interessados em eleger o local como uma das novas maravilhas poderão votar mandando uma mensagem pelo sistema SMS para o número 22046, com a palavra “Cataratas”. O custo é de R$ 0,31, mais impostos. Clientes de todas as operadoras de telefonia celular podem enviar torpedo e não há limite para o número de votos por pessoa.


Leia na Integra:

Incêndios florestais atingem 17 unidades de conservação no País


Brasília (31/08/2011) – Dezessete unidades de conservação (UCs) registravam, até a manhã desta quarta (31), incêndios florestais. O combate às queimadas é feito por brigadas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio de bombeiros e voluntários. As ações são gerenciadas pela Coordenação Geral de Proteção Ambiental do ICMBio, em Brasília, junto com as chefias das UCs e instituições que integram os Centros Integrados de Multiagências Nacionais (Ciman).

O fogo atinge os parques nacionais Grande Sertão Veredas (MG), com 969 hectares queimados, ou 0,42% da área total da unidade; de Mapinguari (AM), 1.670 ha, 0,09%; da Serra da Canastra (MG), 13.847 ha, 7%; da Serra do Cipó (MG), 1.463 ha, 4,62%; das Emas (GO), 1.560 ha, 1,18%; das Nascentes do Rio Parnaíba (PI), 59.288 ha, 8,19%; das Sempre-Vivas (MG), 3.762 ha, 3,03%; de Pacaás Novos (RO), 9.169 ha, 1,51%; do Araguaia (GO), 12.854 ha, ou 2,31%; e dos Campos Amazônicos (RO), com 12.793 ha devastados pelo fogo,  o que corresponde a cerca de 1,05% do parque.


Leia na Integra: